As 10 coisas que você precisa saber sobre...


Olha nossa séria de entrevistas pintando novamente.
Hoje o tema rende "pano para manga", como diz minha mãe. Adoro falar sobre filmes. Entendo um bocado desse universo mágico de cinema e o que não entendo estudo e pesquiso para entender.
Tenho gostos variados e nada específicos. Vou de George Lucas a Almodóvar sem preconceitos. Se um filme for bom: comédia, ação ou romance, ele vai estar na minha lista. Apesar de, como vocês sabem, ter uma queda (Um tombo na verdade) por musicais.
Esse cara que entrevistei foi um presente para mim  e espero que seja um para vocês também. Achei ele nos meus passeios na internet. É um excelente crítico. Daqueles vidrados e apaixonados pelo o que faz. O tipo de cara que colecionava revistas sobre cinema. O tipo de gente que adoro conhecer. Lula Tedesco.
Ele escreve no site iBahia, na categoria de cinema.Claro!
E ai vão as perguntas, que amei fazer, e as respostas que adorei receber.




1)      Há quanto tempo você é apaixonado por cinema? Nos conte como isso começou.
Desde sempre, desde menino, mas comecei a me interessar mais por roteiro, elenco, direção, fotografia e detalhes técnicos em meados da década de 80 quando comprava a Revista Bizz, uma revista de Rock, só para ver a sessão de cinema que ela tinha. A revista SET, que teve 23 anos em circulação, surgiu desta 
sessão na Bizz. 

2)      Qual o estilo de filme que mais te agrada? Tem algum filme predileto?
Não tenho um gênero claramente definido com predileto. Gosto de tudo e assisto tudo.

3)      Que diretor pode ser chamado de visionário na história do cinema no seu ver? Porque?
Visionário ? Acho que Steven Spielberg anteviu com cinema como industria, anteviu que o maior mercado eram os adolescentes, praticamente criou o conceito "blockbuster" com o filme "Tubarão".

4)      Cite um filme que você esperou que fosse gostar e não gostou. 
E um que você esperou que não fosse gostar e gostou.
Ahhh... Expectativas ! Tudo se explica nas expectativas. 
Vou contar uma pequena história. Minha mãe adora ator Richard Gere e uma vez eu indiquei para ela o filme "As Duas Faces de um Crime" fazendo ótimos elogios ao filme. Ela assistiu e me disse "gostei, legal, MAS esperava mais". Ai veio outro filme com o mesmo ator, só que desta vez um filme que eu não gostei muito (nem lembro o nome), e disse assim para ela "vá por sua conta e risco porque é bem meeiro este filme". Ela foi e achou uma maravilha. Vai entender ! 
Enfim, tudo gira em torno da expectativa que a pessoa criou sobre o filme que vai assistir. Eu aprendi a ir assistir a um filme domando essas expectativas, prefiro ir pensando que um filme não será bom, e me surpreender, do que o contrario.
Um filme que... esperou que fosse gostar e não gostou:
"Homens em Fúria" com Edward Norton e Robert De Niro
Um filme que...  esperou que não fosse gostar e gostou:
"O Conde de Monte Cristo" com Jim Caviezel

5)      Você acha que na entrega do Oscar já teve injustiças? Fale um pouco sobre isso.
Vaaaaaaaaaaaaaarias. A regra é exatamente essa quando se trata de Oscar. 
Não que eu não goste do Oscar, gosto como uma festa, não como uma premiação.
Oscar não premia os melhores, premia os mais bem relacionados.
As vezes o Oscar deixa de premiar um excelente diretor por anos e anos, ai quando ele 
já esta velhinho, e seus filmes não necessariamente são tão bons assim, a Academia vai lá e dá o Oscar a ele, cometendo injustiça com outro que merecia naquele momento.
É assim! Em questão de justiça de premiação prefiro o Globo de Ouro

6)      Qual a importância da indústria cinematográfica no dias de hoje?
Enorme. Brinquedos, TV Fechada, Aberta, Pay Per View, DVD, Blu-Ray, 
Vídeo sob Demanda, Trilhas Sonoras, Mundo da Moda, Turismo, Parques Temáticos...
tudo isso se alimenta no produto da indústria cinematográfica que são os filmes!

7)      O que você pensa sobre a pirataria de filmes?
Lucrar (ganhar dinheiro) de alguma forma com pirataria de filmes eu acho desprezível.
Mas fico com a impressão que os estúdios não estão nem ai p isso. 
Nada, ou muito pouco, é feito p coibir. O nosso Governo Federal também nada faz. 
Cada esquina tem um vendedor de dvds.
Quanto a obtenção de filmes pela internet para consumo próprio é uma questão 
muito mais polêmica. Acho que quando se faz isso está se matando a galinha dos 
ovos de ouro. A longo prazo é insustentável ter filmes de alta qualidade gratuitamente. 
Mas, novamente, essa é uma questão que tem que ser resolvida por quem está se sentindo prejudicado.
O fato é que o mundo mudou, tudo ficou mais difícil, ir ao cinema, locar um filme na locadora, assistir um filme com horário predeterminado, tudo isso é mais difícil hoje do que foi ontem. 
Baixar um filme na Internet é atrativo pois melhor que ser gratuito, é fácil, rápido, você assiste o filme quando quiser, não precisa devolver, não precisa aturar os chatos do cinema, e ect.
A industria do cinema que arrume uma forma de viabilizar a cobrança disto.
Eu me sentiria muito bem pagando 5 reais por um filme, ou até uma mensalidade.

8)      O que é mais importante no seu ver num filme? O roteiro, os atores, a música, o som, a fotografia...
O conjunto e a proposta. Costumo dizer que é difícil ter um filme ruim (mas tem muitos!). 
Tem que ser ruim na sua própria proposta de filme. Cada filme tem seu publico. 
Como uma mesma pessoa pode avaliar um filme de Lars Von Trier e de Steven Seagal ?  Hoje os filmes de Steven Seagal são horríveis porque viraram subproduto de si mesmos. 
Ai entra no gênero "somente para fãs". 

9)      Acompanha seriados? Se sim, quais? Se não, porque?
Sim, vaaaaarios.
Atualmente Good Wife, Dexter, Homeland, Revenge, Law and Order, Hart of Dixie.
Meu preferido no momento é Boardwalk Empire, com Steve Buscemi.
Mas assisti por muitos anos os clássicos ER (Plantao Medico), 24 Horas, Ally McBeal, Familia Soprano.

10)  Que função você gostaria de exercer se pudesse fazer parte da produção de um filme? 
Fotografia. Acho um aspecto fundamental num filme, alem de ser fotografo WannaBe (iniciante)
Não tenho nervos para direção nem dinheiro para produção. 


O máximo ele não é?
Querido Lula, obrigado pela paciência e prolixidade nas respostas (Adorooo). Adorei te conhecer, e adorei ter você nesse meu cantinho. E quem quiser conhecê-lo um pouco mais: 
Email: lulatedesco@yahoo.com.br
Twitter: @LulaTdsko
Blog: @ibahiacinema


Texto de Carol:
Cinema para mim é tipo uma obsessão. Mais do que apenas sentar na frente da TV e passar uma horinha. Levo a sério mesmo. Odeio quando tem gente conversando na hora do filme ou quando o namorado quer beijo e amasso. Cinema é caro, e deve ser totalmente absorvido. São raras as vézes que saiu da sala do filme sem estar chorando. O Senhor dos Anéis mesmo sai em prantos. Precisei de uma hora para me acalmar e ir para casa. KKK
Durante um filme existem tantas coisas para se aproveitar que é puro vacilo desligar o DVD sem ter pelo menos um sentimento em você que tenha sido mexido. 
Toda e qualquer arte serve para manipular sentimentos. Deixe-se influenciar por isso. 

Até a próxima!