Superman - O Homem de Aço {Filme}

É hora de cinema!

Sinopse: Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra, e levando com ele importantes informações de seu povo. Contrariado com tal atitude, o General Zod (Michael Shannon) tenta impedir a iniciativa e acaba preso. Já em seu novo lar, a criança foi criada por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passaram a chamá-lo de Clark. O tempo passa, seus poderes vão aparecendo e se tornando, de certa forma, um problema, porque isso evidencia que ele não é um ser humano. Já adulto, Clark (Henry Cavill) se vê obrigado a buscar um certo isolamento porque não consegue resistir aos salvamentos das pessoas e sempre precisa sumir do mapa para não criar problemas para seus pais. Mas o terrível Zod conseguiu se libertar e descobriu seu paradeiro. Agora, a humanidade corre perigo e talvez tenha chegado a hora das pessoas conhecerem aqueles que passarão a chama de o Super-Homem. (Adoro Cinema)




Bom, eu confesso que nunca fui muito fã desse herói, mas é claro que só posso falar em termos cinematográficos, porque em se tratando de gibis, nunca nem peguei um na mão. Mas é certo que em comparação a todos os outros filmes e séries que já assisti, esse é o mais sensível e o mais completo em termos visuais. 

O filme começa mostrando Kripton, o planeta natal do nosso Clark. Mostra os últimos momentos do planeta e nos mostra sua família, alguns fatos culturais importantes daquela civilização, o General Zod (tão famoso), e a destruição da planeta. Pausa para relembrar dessa destruição... Ela ficou divina de tão sensível!


Então o herói está na terra, é uma criança que sofre bullying ao extremo e que nem pode revidar, porque logicamente alguém iria se machucar feio. Então conhecemos ele tentando lidar com seus poderes, e mais do que isso, em não usar os seus poderes em alguns momentos que deveriam ser usados. E outra pausa para lembrar a atuação dos atores que interpretam os pais, e principalmente o pai, que faz uma participação pequena e crucial. 

É um Superman que está num momento de auto conhecimento. Ele quer descobrir quem é e porque foi mandado para outro planeta. Quer descobrir qual o papel dele nesse mundo e se usar seus poderes é certo ou não. Então vemos algumas cenas e deixas para possíveis vários empregos que o herói teve nessa busca por ele próprio. 


Lois Lane, bom, sou suspeita para falar dessa atriz que acho divina. Claro que aqui temos uma mudança significativa em relação a história original. Lois conhece a história de Clark antes mesmo que o mundo descubra sobre ele. Aqui não tem aquela coisa dele por um óculos e ela não conhecer (WTFH!), mas acontece isso com as demais pessoas do planeta. Aff!


O vilão aqui é nada mais, nada menos que o general Zod. Ele acredita que Clark está com algo de Kripton e que isso pode ser capaz de refazer algumas coisas. Lembrado que todos que vem do planeta de Clark, quando chegam a terra ganham poderes impressionantes. Então podem esperar lutas fantásticas! 


É um filme que fala sobre escolhas e de como o fato de ter crescido na Terra fez toda a diferença na vida de Clark. O amor que ele sente pelos humanos é o que faz com que saia da surdina e se mostre realmente como um herói. É esse amor que vai mudar todo curso de sua futura história e que finalmente, dará direção para esse herói tão perdido. 

Não conhecia o ator que interpreta o Clark, mas confesso que não simpatizei muito com a atuação dele, mas deixe eu explicar. Estou acostumada com um herói um pouco mais raivoso e impulsivo, não com essa criatura pacata, calma e extremamente confiável que se apresentou na minha frente. Senti vontade de colocar no braço e ninar. (Fala sério, o cara é lindo!). Claro que o fato dele ser lindo não influenciou nessa minha decisão, mas o fato dele ser o poço de bondade, sim. Mas não posso mentir, nos momentos em que ele era o Superman, ele foi o melhor deles.

O filme acaba de um modo que deixa espaço para continuação, e já ouvi comentários que ela já está com data prevista. Então podemos esperar mais desse Clark lindo e parente dos Telettubies. E esperamos ver, nem que seja só ouvir falar, sobre um dos meus vilões prediletos: Mister Lex Luthor. 

Então é isso galera. Gostei do filme num todo, apesar de muitos fãs do herói nos gibis terem dito que eles mudaram muitas coisas em relação ao original, e isso, de alguma forma, os deixaram inquietos. Mas o filme vende. É o melhor filme do herói e de longe, os efeitos visuais mais perfeitos, culpa da tecnologia Kriptoniana.