Resenha de "O futuro de nós dois" (Jay Asher e Carolyn Mackler)


"Ideia legal. Final fraco"


Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir... (SKOOB)







  


Pois é, né? É raro eu dar uma pontuação de três estrelas por aqui, e muito me doeu ter dado essa pontuação para esse livro pessoalmente, porque no geral eu até gostei dele. E quando pensei que os autores me dariam um final bacana para eu conseguir dar uma estrelinha a mais, eles ferram o final.  #ÓdioMortal


Emma ganhou um computador do pai em uma época em que poucos estudantes tinham um em casa. Claro que naquela época internet era uma coisa rara e que ocupava a linha de telefone, e beemmm cara. Acontece que Josh, seu vizinho, tem um cd da AOL que dá um bocado de tempo de acesso a internet gratuitamente. 

No primeiro acesso, uma tela azul e de aparência estranha abre em seu computador.  Se lê Facebook. Emma não sabe do que se trata, mas acaba entrando e vendo que ou aquilo é uma brincadeira muito de mal gosto de Josh, quando vê as coisas escritas pelo nome dela, ou tem algo de muito errado com o cd da AOL. 

Josh e Emma entram em uma aventura quando descobrem que aquilo é uma forma de ver o futuro deles e das pessoas que amam. E mais do que isso, que as mudanças de atitude no presente, podem mudar drasticamente o futuro de todas elas.  

A ideia do livro é fantástica!!! 
Trabalhar com o futuro, de qualquer forma, é complicado. Sempre ficam furos feios na história. Mas não posso reclamar de furos quanto ao passado e futuro desses personagens. A escrita em relação a isso ficou bem bacana e não senti necessidade de criticar. 

Foi muito legal ler o livro e ver coisas que só via quando era nova, tipo Discman e internet discada. Deus, como eu odiava aquele barulhinho da espera da conexão! Redes sociais eram utopias. A internet naquela época era Web 1.0, ou seja, nada de interação de quem acessava. 

O relacionamento de Josh e Emma é bem fofo! São ambos muito jovens e acham que o fim do mundo se resume a um pé na bunda. Mas ao contrário da maioria dos adolescentes, eles tem muita consciência de espaço, ou seja, de deixar o outro respirar sem ficar no pé. E eles sabem o que querem, na maioria do tempo. São melhores amigos e se conhecem desde sempre. 

As mudanças propositais que Emma faz com que ocorram em sua vida, acabam afetando a vida de Josh também. Mas ela quer de qualquer jeito, que o futuro dela seja melhor do que ela consegue ver no Facebook. 


É uma semana inteira onde os personagens vivem a mercê desse futuro.  Isso é bem legal. Faz você pensar o que você mudaria no seu futuro se pudesse ver na tela no Facebook. 

A filosofia do livro é bem interessante, de verdade, mas acho que os autores pecaram em não explicar algumas coisas e não concluir a história de um jeito melhor. Achei o final bem previsível e rápido, como se eles tivessem corrido para escrevê-lo.  Fizeram personagens incríveis e relacionamentos entre eles fantásticos e depois simplesmente "PUF", acabou. 

Eu sinceramente não gostei desse final, mas realmente gostei da ideia central do livro. Vou indicar como uma leitura para passar o tempo. Não vão ler esse livro esperando um enredo complexo, até porque são adolescentes e sem grandes problemas familiares, e não vão esperando uma conclusão de vida de todos os personagens, porque não tem.  

Então, é isso. Espero que vocês se divirtam lendo, eu me diverti, apesar de querer dar um tiro na cabeça dos autores no final da história.