Resenha de "O Homem Visível" (Chuck Klosterman)

"Inteligentíssimo"

Sinopse: A terapeuta Victoria Vick é contatada por um homem que acredita viver uma situação ímpar e exige que suas sessões se deem por telefone. Ela aceita, mas, com o avançar das conversas, ele se revela um homem enigmático, o que a faz se convencer de que ele está delirando. Y____, como ela decide chamá-lo, é um homem inteligente, bem-educado e culto, e alega ser um cientista que vem utilizando uma tecnologia de camuflagem. Ele afirma que é impossível para qualquer pessoa vê-lo enquanto usa o traje que desenvolveu, mas foge do termo “invisibilidade”.
A um só tempo lúcido, tenso e divertido, o romance O homem visível, de Chuck Klosterman, trata de diversos temas da modernidade – como a importância da cultura, a influência da mídia, o voyeurismo e a contradição existente em ser uma pessoa considerada “normal”. Quando publicado nos Estados Unidos fez enorme sucesso, sendo aclamado pela crítica e pelos leitores.
Mais do que um romance sobre um homem com uma possível habilidade especial, O homem visível analisa dois lados de uma mesma história: as atitudes das pessoas quando não estão sendo vistas, e a conduta ética de quem está observando sem ser visto. Klosterman criou um paralelismo entre o voyeurismo e desejo ardente de assistir o sofrimento alheio, ambos presentes tanto no livro quanto na sociedade.
No fim, o livro fará o leitor refletir: é possível alguém se tornar invisível aos olhos de uma sociedade que busca cada vez mais descobrir, neste mundo midiático e repleto de informação, o que se passa na vida alheia? (SKOOB)



Se tivessem me dito que eu resenharia esse livro aqui no blog, eu não teria acreditado. Ele não faz muito o perfil do Irreparável, mas achei que vocês deveriam conhecer um pouco dele. Na verdade, acho que todo o mundo deveria ler esse livro. Ele é fabuloso!

Vou adiantando que o livro é denso e você não lerá numa velocidade boa. Eu li duas vezes para poder vir escrever uma resenha. Ele é lento e seus pontos de ação são bem calculados, e por isso, são lentos também. 


 O livro gira em torno de um homem, que o autor chama de Y____ e sua psicóloga, Victoria. O livro na verdade, são as gravações das consultas que eles tiveram. 

A trama parece ser simples, mas é bem complicada. Y____ é cientista e desenvolveu uma espécie de substância que quando entra em contato com um material específico, fica desfocado deixando o material com um aspecto que parece ser invisível, mas não é!

Ele manipula um traje com isso, e armado desse traje, começa a visitar a casa de pessoas que moram sozinhas simplesmente para observar o que elas fazem quando estão só. De acordo com o personagem, as pessoas só são elas mesmas quando estão sozinhas. 

O trabalho da psicóloga é escutar o que ele diz, e apenas isso, Y____ é um um homem estranho que não gosta de ser julgado pelo o que faz. Ele acha que está fazendo uma coisa boa para mundo ao observar a fragilidade das pessoas. Isso é meio que uma loucura do personagem, mas acredito que genialidade e loucura andam juntas. 

Y____ é um personagem com poucos escrúpulos, podendo facilmente se passar por um sociopata. Suas histórias sobre a observação do comportamento das pessoas, chega a ser real demais. Ele é totalmente um homem sem ética, e que realmente não se preocupa com isso.


Depois que li esse livro me peguei pensando o que costumo fazer quando estou sozinha, o que é uma coisa rara. Mas quando falo sozinha, é sozinha mesmo, sem nem os amigos do Facebook para conversarem com você. Não lembro da última vez que passei por uma situação assim. 

Os relatos de Y____ são bobos se você olhar do ponto de vista cru da coisa, mas quando ele está falando para a psicóloga, parece que a gente entra na cabeça dele, e qualquer coisa, mesmo a mais idiota e que você nunca acreditou, passa a fazer muito sentido para você. Sentido demais!

É um livro onde todos os personagens diretos da trama são frios e calculistas ao extremo. Y____ passa dias sem comer direito e quase sem ir ao banheiro só para observar pessoas vivendo, fazendo Victoria o comparar fisicamente ao Ichabod Crane, mas não na visão belíssima de Johnny Depp, mas na visão cômica das revistas em quadrinhos. Victoria é uma psicóloga que vê sua fé abalada depois de conhecer Y____. Ela o acha repulsivo, e ao mesmo tempo, de uma inteligência atraente. O Marido de Victoria aparece bem pouco na história, mas é tão frio como os dois citados acima. 

Enfim, é um livro narrado por pessoas inteligentes e de extenso poder de persuasão, mas que fala acerca de pessoas comuns, vivendo suas vidas comuns e sendo objeto de estudo de um cientista louco e brilhante. O livro tem passagens fantásticas e que me fez reconsiderar vários pontos de vista que discordava anteriormente. 

Não é um livro para muitos. Tenho certeza de que esse livro teve muitos abandonos. Mas ele funcionou com perfeição para mim, ao ponto de virar um dos meus favoritos do ano. É um livro que te faz pensar, e pensar muito e de uma forma brilhante. Aplausos para esse autor divino, e que venham mais livros brilhantes e complexos para mim. hehe