Resenha de "A Aposta" (Vanessa Bosso)


"Bem surpresa e bem contente!"


Sinopse: Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar(SKOOB)







 Esse livro foi uma surpresa sem tamanho para mim. Vi um anúncio de que ele estava de graça por algumas horas na Amazon e corri para baixar no Kindle. Achei a premissa leve e bacana, e foi isso que chamou minha atenção. Comecei a ler no mesmo dia, e no outro eu já tinha acabado. 

O início dele é perfeito! Sério mesmo, não poderia ter um começo que me chamasse mais atenção. Você entende de cara quem é a Nina (Adoro esse nome!) e quem é o Lex. Aliás, o fato de ter uma narradora tão presente e tão ausente ao mesmo tempo, é um outro ponto positivo no livro. Não me lembro de outro livro em que o narrador entrava tanto na história dessa forma. As vezes me pareceu uma tática da autora para explicar coisas que ela não tinha explicado no roteiro real, e outras vezes parecia apenas genialidade. Eu amei! 

A história não é tão pequena quanto eu achei que seria. A maioria dela se passa em uma ilha paradisíaca  num passeio de final de colégio. O lugar e as coisas que aqueles meninos fizeram lá me soou tão perfeito que morri de inveja em muitos momentos.

Nina e Lex fizeram uma aposta totalmente sem pé nem cabeça. Sinceramente? Não sei se "a aposta" em si me convenceu, mas as situações que vieram por conta dela me convenceram por completo. Observa só:
 A raiva que a Nina sente do Lex pela prepotência dele é tão grande, que ela aposta 6.000 reais que ele não consegue fazer ela se apaixonar por ele nessa viagem de sete dias. Geeenttteee, quantos adolescentes de dezessete anos tem 6.000 em uma conta bancária dando sopa para apostas? Eu mesmo só chego a ter um terço disso uma vez por ano quando recebo décimo terceiro. Totalmente irreal para o modo de vida em que eu vivo, então achei totalmente exagerado. Mas bem, a galera ai teve grana para pagar essa viagem paradisíaca e uma outra para Paris só para afogar as mágoas, acho que 6.000 não era grande coisa assim. 

Apesar de uma forma de viver tão poderosa, cheia de apostas loucas e sem sentido (Eles apostam qualquer coisa, só pela chance de apostar), os meninos conseguem ser bem amigos e sensíveis, ao ponto de eu estranhar que a única pessoa babaca e que não pensa nos outros nessa história, é a "vilã". 
Pessoas que cresceram como esses meninos (cheios da grana) tem a tendência de ter pais ausentes pela quantidade e seriedade de seus trabalhos. E pessoas que tem pais ausentes, tem sensibilidade baixa. Eles aprendem a ser auto suficientes. Sei disso muito bem, fiz um trabalho sobre esse comportamento de jovens elitizados. 

Mas esses personagens são ótimos! Super companheiros uns dos outros. 
Eu pessoalmente gamei em Gancho, o melhor amigo de Lex. Sem contar que o próprio Lex é uma figurinha premiada. Nina é uma atrevida corajosa até as tampas. Adorei a danada! Masss, tem momentos em que Nina esquece completamente o quanto ela é forte e inteligente, e isso me deixou bem triste com a personagem. 

É um livro de cenário mais do que perfeito, de personagens encantadores e com um enredo que apesar de ser bobo, é cativante. Muito cativante. 
Vocês que me acompanham sabem o quanto sou gamada no mundo dos adolescentes de modo geral. Acho que qualquer livro que venha a contar sobre eles, vai ser muito gratificante para mim. 

Mesmo sabendo como o livro acabaria, foi muito gostoso ver Lex crescendo no livro. Se bem que ele sempre foi um cavalheiro na minha cabeça. Ele foi persistente quando quis alguma coisa, e foi delicado como muitos meninos da idade dele não saberiam ser. Já Nina deu uma caída do começo para o fim. Começou como uma personagem porreta de boa, e terminou fraca. 

Um livro com situações engraçadas e momentos de tirar o fôlego, A Aposta é um livro sobre adolescentes que amam. Pode imaginar coisa mais gostosa??