Vizinhos [Filme]



"Diversão garantida"

Sinopse: Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) acabaram de se mudar para uma casa nova, junto com o filho recém-nascido deles. Aparentemente trata-se do local perfeito para criar uma família, mas logo o casal percebe que as aparências enganam. Especialmente quando um dos vizinhos é Teddy Sanders (Zac Efron), que lidera os jovens das redondezas nas confusões aprontadas por eles.






Não é nenhum segredo por aqui o quanto eu sou louca varrida por Zac Efron, não é? Não me canso de elogiar o rostinho dessa criatura, e no caso desse filme, tem bem mais do que rostinho para elogiar, e nem estou falando na grande atuação, porque realmente não é isso, mas, poxa, o que é esse corpo? Jesus! 

Enfim, eu vim aqui falar do filme, não do cara, ok? 
Fiquei sabendo do lançamento de Vizinhos e pirei para ver. Estava marcado na minha agenda desde o primeiro trailer, e quando surgiu a oportunidade corri para conferir. E quer saber? Tinha meses que não ria tanto. 


A premissa é básica e altamente visível pelos trailers. Uma família vivendo feliz em sua casa tranquila, e eis que uma fraternidade de estudantes se muda para a casa vizinha a deles. Claro que isso não poderia ser calmo! Na verdade, o coitado do casal passa a viver num completo inferno com a quantidade de bagunça que os carinhas fazem ao lado. E logo de início a guerra é declarada. 

Premissa simples e sem grandes complicações. Bote na cabeça que é um filme para divertir, e não para filosofar. E não tenho do que reclamar no quesito diversão. Essas coisas de brigas entre vizinhos rende muito enredo bacana, e quando colocam um casal que está entediado com a vida de adulto para viver ao lado de pessoas que só sabem festejar, eis que o negócio fica sério, ou melhor, engraçado. É como se o casal usasse essa nova missão de se livrar dos estudantes para reviver seus tempos de juventude. 

Acredito que a melhor qualidade de Vizinhos seja o entrosamento do elenco. Sério, gente, é tão real que realmente senti que os atores eram casados e que Zac era o vizinho pentelho. Eles tem uma química incrível em cena, e fico feliz em dizer que funcionavam individualmente e arrasavam em conjunto. Até o mais simples personagem ganhava um status poderoso perto do trio principal. 

Os diálogos também são super legais, reverenciando a diferença de idade entre os núcleos. Sem contar roupas e acessórios de cena que, vamos combinar, foi muito bem aproveitado no enredo como um todo. Palmas para a equipe de direção de arte. 

A única coisa que me incomodou foi o fato deles incluirem subtramas dentro das tramas e esquecerem de finalizar de uma forma bacana. Por exemplo, o personagem de Zac, o Ted, é um estudante que está percebendo o tempo passar, seus amigos se organizarem para conseguir empregos, e ele ainda está na vibe de festas. Isso é visível no filme e no final ficou faltando algo. Eu queria que Mac, por exemplo, tivesse ajudado ele a enxergar caminhos. Nunca achei que eles se odiavam. Na verdade achei que eles se invejavam, e isso poderia fluir para uma amizade bacana, que acabou acontecendo, mas que poderia vir a ser mais. 

Quanto ao casal, o roteiro deu um entendimento legal para eles no final. Se começaram entediados com a responsabilidade da vida adulta, terminaram muito felizes em saber que o negócio não mudaria e que eles tinham que botar bola pra frente. Aqui eles souberam finalizar bacana. 

Cenas hilárias, gente! De uma sacada de humor que as vezes parecia involuntária do ator, e não propriamente de roteiro. E confesso que 70% da vida desse roteiro se deu graças a escolha realmente do elenco. Sem eles esse filme não seria metade do que foi. Foi bom ver Zac fora da zona de conforto de mocinho e entrar na vibe de cara sem noção de faculdade. Como é muito legal ver a atuação de Rose na personagem de esposa boca suja e cérebro da operação vingança. 

Claro que temos um humor as vezes apelativo no quesito sexo, mas tem muito a ver com o enredo em si, já que ambos os homens estão testando suas masculinidades a todo momento. E sinceramente não chega a ser ofensivo de maneira alguma. 

Com direito a briga de pênis de borracha, air bags explodindo e personagens altamente individualizados em seus conflitos, Vizinhos é realmente diversão garantida. Eu me acabei de rir vendo esse filme, e provavelmente verei de novo quando acordar. E garanto que é muito raro eu sentar para ver o mesmo filme com tão pouco tempo.