A difícil arte de escrever

Olá!
Alguns de vocês sabem que estou num processo de terminar um livro.
Na verdade, vivo nesse processo desde os meus doze anos. Foram tantas histórias começadas e paradas que perdi as contas. Guardo todas no meu arsenal mental; e em papéis, que de tão velhos estão começando a ficar amarelados. Sinto-me o máximo por ter material suficiente em minha vida de escritora que consiga amarelar.
Minhas histórias sempre tiveram um teor mais ficção científica. Acho que crescer lendo livros fantasiosos me fizeram ser um tanto fantasiosa.
Hoje em dia minha cabeça está mais focada por uma idéia mais adulta. Na verdade uma idéia que se confunda o "ser" jovem com o "ser" adulto. Já falei aqui várias vézes que o mundo dos adolescentes me prende por completo, e como é um assunto que domino, estou trabalhando nele.
Acontece que escrever não é nada fácil. Nada mesmo!
Passo mais tempo pesquisando o que fazer do que propriamente escrevendo. Tenho lido muito sobre como facilitar a vida de quem quer escrever. E senti vontade de dividir um pouco das minhas pesquisas e experiências próprias com vocês.
Vamos aos primeiros tópicos:

                                              1. Talento é apenas uma parte. O resto é esforço!

Não acredite que Graciliano Ramos, J.R.R. Tolkien, Júlio Verne, Alexandre Dumas ou J.K. Rowling já nasceram escrevendo. Nem nenhum neles fizeram sua obra prima por mera consequência do talento. Provavelmente eles, como eu e você, tem muito material guardado numa gaveta que nunca foi visto por ninguém antes. Ou porque eles achavam que não era tão bom, ou porque não passava de um projeto próprio.
Todo grande escritor treinou!
É como fazer parte de uma equipe esportiva. Só que invés de treinar saques ou chutes, nós escritores, treinamos nosso cérebro. Com o tempo a coisa funciona automaticamente, igual andar de bicicleta.
Acredite quando digo... Você não vai começar a escrever seu best-seller, esse vem com o condicionamento do seu cérebro pela sua escrita.
E nunca, jamais diga que você não tem talento para escrever. Se você acreditar nisso não conseguirá compor uma única frase de sua história.
Somos seres de sentimentos; e se conseguimos sentir, conseguimos expressar.

                                                       2. Ler é fundamental para escrever

Com certeza isso vocês já ouviram, e é a mais pura verdade. Se você não consegue ler, certamente escrever vai ser bem mais difícil.
Claro que ler não é tão fácil para algumas pessoas. Sentem-se cansadas depois de algumas linhas, acham que o negócio não vai andar, e desistem antes do fim. Cansei de ver meu próprio irmão começar um livro e não termina-lo. Ele perde logo a paciência.
Essa á a palavra: Paciência!
Quando não se tem o costume, é muito mais complicado começar. Uma recomendação: Comece por livros mais simples.
Não dá para começar lendo Os irmãos Karamazov. 
Procure livros com o teor mais leve, e mais finos. Coloque uma meta neles. Tipo: tenho que ler esse capítulo em cinco dias. E siga a meta! Mesmo que o livro seja um saco. Quem disse que seria fácil? Voltamos ao primeiro tópico: TEM QUE HAVER ESFORÇO!
Com o tempo você vai ver que as coisas vão fluir com mais facilidade. Leia no ônibus, depois do almoço, antes de dormir. Vale qualquer horinha roubada do dia para cumprir essa meta.

                                               3. Nada que você escreve vai para o lixo.

Essa é uma regra importante. E tratem de seguir.
Com a tecnologia do computador, o apagar ficou mais fácil. E acaba que muitas vézes escrevemos textos fantásticos e os perdemos porque de início não ficou como queríamos. A nossa memória de escrita não consegue lembrar palavra por palavra. Por isso que digo que guarde tudo o que você escrever. Mesmo que você ache que não vai usar; uma hora aquilo vai te servir de algum modo.

                                                4. Tenha um dicionário sempre ao lado.

Um dicionário comum e um de sinônimos. Achei o meu na internet e deixo na página principal do computador.
Acontece que as vézes quando estamos escrevendo queremos colocar a mesma palavra duas vézes no mesmo parágrafo. E quando vamos ler, achamos que ficou feio. Com um som esquisito.
Sou do critério de que devemos escrever sempre com nossas palavras e enfeitar o quanto menos o texto. Mas nesse caso, confesso que uso os sinônimos. Acaba que conheço as palavras, vou aumentando meu vocabulário, e aquilo passa a ser comum nas coisas que escrevo.
Tem que se pensar também no tipo de público que você quer atingir. Não vale colocar palavras pouco usuais em um livro escrito para crianças.

                                                             5. Tenho um lugar só seu

Esse é um tópico complicado. Porque se vocês, como eu, tem uma casa pequena, ter um espaço só para você é difícil.
O ideal seria ter um quarto com uma boa iluminação, com uma mesa clara, seu computador, uma estante de livros, muito silêncio, um som para quem gosta de ouvir música ao escrever,e o principal: uma chave para impedir que intrusos entrem. rsrsrsr
No meu caso eu tive que adaptar uma mesinha na minha sala.
Peguei uma mesa de computador velha. E enchi ela de ferramentas. Deixo sempre o espaço para por o computador e um caderno. Sempre acabo escrevendo algo no caderno para não esquecer depois. Minha sala é iluminada,e a estante da TV está carregada de livros para pesquisa. O meu único problema se resume a: Eu tenho um garotinho de dois anos, e escrever com ele assistindo Discovery Kids do lado é complicado. rsrsrs
Por isso optei pela madrugada.
É na hora do mistério que minhas histórias ganham vida. Quando minha casa está silenciosa.
Vale para quem tem esse problema. Escrever é sacrifício também.
E não diga que você não tempo se você assiste TV. Tempo se prioriza! (Li isso num site. Não lembro em qual)

-------------------------------------------
Bem gente, esses foram os cinco tópicos de hoje. Essa semana colocarei mais alguns.
Fiquem atentos.!






Ler livros é fundamental para quem quer escreve-los. Você aumenta o seu vocabulário e aprende bastante sobre estrutura.