Filmes estrangeiros. Estrangeiros?

O termo "Filmes Estrangeiros" começou a ser empregado aqui no no Brasil com referência ao uso que os americanos fazem desse termo. Como eles são o topo da audiência no cinema, todo filme que não é americano, é considerado estrangeiro.
Inclusive os nossos filmes. 
Não vou mentir e dizer a vocês que os filmes estrangeiros estão entre aqueles que procuro na locadora. Eles exigem muito do cérebro e em alguns momentos eu só quero ver carros acelerados e blá blá blá romântico. Querer assistir um filme estrangeiro é pedir por calma para entender a história. 
Acredito que seja por conta do baixo valor financeiro para recursos mais sofisticados como efeitos explosivos tipo em Missão Impossível. Então eles conseguem um roteiro maravilhoso e trabalham com atores fantásticos. Acaba por se tornar uma obra de arte super aprimorada, e que te deixa no mínimo reflexiva. 
Em contrapartida posso dizer que gostei da maioria que vi. Pelo contexto, pela forma simples de fazer uma arte que me faça exaltar algum sentimento meu. Afinal de contas, Charles Chaplin foi um herói do cinema numa época que não existia som falado, cores, nem efeitos. E ele tinha  o dom de fazer rir, e de fazer chorar. 
Adoro ficção cientifica. É fato! Mas convivo numa boa num lugar que tenha filmes bem inteligentes sem efeito algum.
Aqui coloco a lista dos 10 mais. Aqueles que assisti e nunca esqueci. 

1. O tigre e o Dragão (Taiwan-2000)
Esse tem bastante efeitos. E são daquele tipo de efeitos que te deixa nervosa de tão gracioso e belo. O tigre e o dragão tem beleza até nos movimentos
Sinopse: Mestre Yu, grande mestre do kung-fu, acidentalmente assassina um amigo num duelo. Após esse fato, ele se afasta do seu serviço de escoltas, cuidando de sua propriedade e de sua filha lady Yu, de 16 anos, que se revela grande lutadora de artes marciais.

Existem duas grandes escolas de kung-fu, uma, que vem do templo Shaolin, e foi ensinada pelo mestre Venerável mestre Damo, cujo foco é trabalhar com a força exterior, para possuir um corpo saudável, mas nunca para matar;a outra, que trabalha com a força interna CHI, que vem de WUDAN, criada pelo Mestre Zhang San Feng, num estilo muito mais poderoso e letal, seus praticantes precisam possuir não-agressividade, pureza de coração e jamais revelar os segrêdos do kung-fu de maneira inconsequente.
Li Mu Bai é discípulo da escola de Wudan, no primeiro livro ele encontra Lady Yu e vê que ela é a mulher ideal, logo ele terá que lutar para salvar a família Yu dos ataques dos filhos do amigo que grande Yu assassinou, e do genro deste amigo, chamado Lança Dourada, e descobrir o poder da espada chamada "Destino Verde"


2. A vida é bela (Itália-1998)
Não existe muito o que dizer além de que o filme é MUITO BOM! 
De uma poesia bélica. De uma guerra poética. Vale conferir. 
Sinopse: Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.

3. Gaiola das loucas (França-2002)
Vale a pena heim galera!

Sinopse

Trailer do filme

O dono (Robin Williams) de um "drag nightclub" é um homossexual assumido e vive com a "estrela" (Nathan Lane) da sua casa noturna. Mas quando seu filho (Dan Futterman), fruto de um "mau passo" dado no passado (vinte anos atrás, para ser exato), diz que vai se casar com a filha (Calista Flockhart) de um senador (Gene Hackman) e que os pais da noiva decidem conhecer a família dele as confusões para manter as aparências começam, pois eles pensam que o pai do noivo é adido cultural na Grécia, com o senador e sua mulher não sabendo que ele é gay, imaginando ainda que ele
 leva uma vida matrimonial convencional.
  
                                                                              
                                                                            4. O carteiro e o poeta (Itália- 1995)
Confesso que era muito nova quando assisti esse filme. Mas lembro que achei muito bonito. 

Sinopse: 
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.





5. Cinema Paradiso( Itália- 1989)


Muito lindo! Assistam!
Sinopse: 

Salvatore Di Vita é um cineasta bem-sucedido que vive em Roma. Um dia ele recebe um telefonema de sua mãe avisando que Alfredo está morto. A menção deste nome traz lembranças de sua infância e, principalmente, do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Totó, fugia sempre que podia, depois que terminava a missa (ele era coroinha). No começo, ele costumava espreitar as projeções através das cortinas do cinema, que o padre via primeiro para censurar as imagens que possuíam beijos, e fazia companhia a Alfredo, o projecionista. Foi ali que Totó aprendeu a amar o cinema.
Após um caso de amor frustrado com Elena, a filha do banqueiro da cidade, Totó deixa a cidade e vai para Roma, retornando somente trinta anos depois, por causa da morte de Alfredo. Ao final, o Novo Cinema Paradiso, já abandonado, acaba demolido pela prefeitura para construir um estacionamento. Voltando para Roma Totó assiste a uma fita com todas as imagens de beijo que o padre da cidade havia censurado.
 

6. Cyrano (França- 1990)
Já amava a história antes mesmo de ver qualquer filme. Cyrano é um clássico que deve ser lido na adolescência. Ensina coisas como igualdade e diferenças. 
Sinopse: 
Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima,Madeleine Robin(Roxane), moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais.
O jovem Cristiano também a ama, mas não sabe falar com brilhantismo, ao contrário de Cyrano, que tem o dom da palavra. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser bastante feio, resolve ajudar Cristiano a conquistá-la através das palavras.
Cyrano ensina a Cristiano observações espirituosas, poesia, e até fala por ele, às escondidas, fazendo com que Roxane o ame. Um terceiro homem, porém, a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Cristiano e Cyrano para o Cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas da França.
Um dia, Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe do sentimento que sempre teve com ela. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que o amava.
Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Cristiano, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando Cristiano agonizante, ferido em combate. Viúva, Roxane recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano.
Trailer do filme

7. O labirinto do Fauno (México- 2006)
Cara esse filme foge total a idéia de falta de efeitos estrambólicos. A maquiagem e o figurino são perfeitos. Os monstros. Os lugares. Quem não assistiu tem que assistir. O diretor é o Guillermo del Toro, ele é maravilhoso dirigindo.
Sinopse:
O filme tem como cenário a Guerra Civil Espanhola e narra a história de uma menina, Ofélia, que parte com a mãe para um acampamento militar onde seu novo marido, um sanguinário capitão franquista, combate rebeldes anarquistas e republicanos escondidos na floresta.
Nesse cenário violento, Ofélia encontra um labirinto onde vive um fauno. O Fauno, após examiná-la, afirma ser ela a princesa desaparecida do reino subterrâneo do qual o labirinto é apenas o portal. Para conseguir voltar para seu mundo, Ofélia é, então, obrigada a executar três tarefas dadas pelo Fauno e em meio a tudo isso, sua mãe também está grávida do general, que nutre desprezo por ela, em um filme que mistura fantasia com realidade.
A primeira tarefa se trata de recuperar uma chave perdida dentro da barriga de um monstruoso sapo,que vivia sob um imenso carvalho em meio a floresta que cercava o acampamento. Após alimentar o sapo com três pedras mágicas, Ofélia, orientada por um livro mágico dado pelo fauno, consegue tirar a chave de uma gosma alaranjada que ele vomitou ao morrer e voltar para o acampamento em segurança.

8. A viagem de Chiriro (Japão -2001)
Gente, esse é uma animação. Muito diferente das que sou acostumada a assistir. Tem uma história muito boa e até complexa para um desenho. Vale a conferida. 
Sinopse:
A família Ogino está de mudança para uma nova cidade. O casal, Akio e Yuko, está muito empolgado com a viagem. Mas, o mesmo não acontece com sua filha Chihiro, uma garotinha de 10 anos que está muito chateada por ter que deixar todas as suas lembranças e amigos de infância para trás. Nas mãos, ela carrega um buquê de flores, o último presente que ganhou antes de ir embora.
Chegando à nova cidade, o pai pega um atalho e a família acaba parando na frente de um imenso prédio vermelho, no qual um túnel infinito boceja como uma boca gigantesca. Atraídos pela curiosidade, os três seguem caminhando através do túnel. Mesmo com muito medo, Chihiro acompanha os pais.
Do outro lado do estranho prédio, os três encontram uma cidade misteriosa e deserta. Depois de andar alguns passos, Akio e Yuko, avistam um suculento banquete e começam a devorá-lo. Chihiro deixa os pais por um instante, para conhecer o local, até que para numa ponte. De repente, aparece Haku, um misterioso jovem que pede a ela para sair dali antes do anoitecer. Ela corre para encontrar seus pais, mas, quando chega perto deles, vê que os dois se transformam em porcos, e fica apavorada.
Perdida e sozinha, a pequena Chihiro se vê diante de um mundo repleto de espíritos, monstros e deuses. Para sua sorte, Haku vai ajudá-la. Ele ensina a Chihiro o melhor caminho para se chegar até a bruxa Yubaba, a dona da casa de banhos, e sugere que ela peça para trabalhar na mesma. No caminho, ela conhece Kamaji e Lin. Os dois, assim como Haku, ajudam-na a se acostumar com esse mundo.
A feiticeira revela que todos os humanos que entram em seus domínios são transformados em animais, antes de serem devorados. Aqueles que não têm o triste destino precisam provar seu valor no trabalho, ou são condenados à morte. Sem alternativa, a menina faz um trato com Yubaba para trabalhar na casa de banhos, renunciando à sua humanidade e mudando de nome, que passa a ser Sen.
Enquanto trabalha, Chihiro terá que descobrir uma maneira de encontrar suas lembranças, salvar seus pais e sair da cidade, ou então será escrava da bruxa para sempre...

9. O fabuloso destino de Amelie Poulain (França- 2001)
Muito F...
A atriz está fabulosa como Amélie Poulain. E a história toda é simples e fantástica. 
Sinopse:
O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.
Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.
A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre.

10. Cidade de Deus (Brasil- 2002)
Esse acho que tudo mundo já deve ter visto. Teve uma repercussão enorme por aqui. Por ser local, e por ser bastante forte; eis o motivo que não consegui terminar de assistir. Gosto de muitos filmes nacionais. Mas não sou muito chegada a esse pessoalmente. Acho que o Brasil tem muita coisa mais além disso. Coloquei aqui porque a repercussão dele foi maior do que a dos outros que assisti. 
Sinopse:
Cidade de Deus conta a história de dois meninos - Buscapé (Alexandre Rodrigues) e Dadinho/ Zé Pequeno (Leandro Firmino da Hora)-, durante a ocupação do conjunto habitacional Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Enquanto o primeiro consegue resistir ao apelo de se tornar bandido e vira fotógrafo, o outro se transforma no mais temido bandido do Estado. O filme de Fernando Meirelles conta basicamente com um elenco formado por amadores, sendo Matheus Nachtergaele, que interpreta o traficante Sandro Cenoura, um dos poucos atores profissionais da produção. Os demais integrantes foram selecionados em diversas comunidades cariocas para dar maior veracidade à história.

Bom galera. esse é minha Top List de filmes "estrangeiros". Deu para notar que a maioria é italiano. Não por acaso, foi pura coincidência. Mas acho o cinema italiano belo de muitas formas. Inclusive as que me tocam. 
Espero que vocês tenham gostado. 
Até a próxima!