Romeus e Julietas

Olá!
Estou demorando para postar. Eu sei! Mas estou perto de terminar um trabalho importante. Por isso não passo com a frequência que gostaria. Mas estou programando postagens novas por aqui.
Vamos lá.
Adoro Shakespeare. Isso é fato!
É uma das mentes brilhantes que gostaria de ter conhecido. Ele conseguia pegar temas tão bobos, do nosso cotidiano e transformar numa obra de arte aclamada por todos até hoje em dia, séculos depois.
Entre estas obras está Romeu e Julieta. A história de um amor. Um simples, e jovem, amor.
Na verdade, parando para pensar bem, não existe amor simples. Amor por si só já é bastante complexo. Talvez tenha sido esse o fato de tanta gente chorar prantos ao ver uma obra de Romeu e Julieta encenada.
Acredito que morrer por amor já é suficiente para qualquer um.
Talvez aquele jovem casal estivesse destinado a morte. Talvez, e só talvez, eles tenham estado no lugar errado e na hora errada.
A literatura tem essa poética da morte como único refúgio. Isso é prestigioso. Uma das coisas mais sublime e bela em nossa existência é a morte.
A obra de Shakespeare foi transportado para o cinema diversas vezes. Se tratando de Romeu e Julieta o leque é grande. Inclusive versões nacionais. Vou colocar algumas delas.
A primeira delas é tão antiga que nunca tinha ouvido falar até a pesquisa para esse post. Data de 1936.

Tinha Norma Shearer como Julieta e Leslie Howard como Romeu. Essa é pura peça de museu.
A segunda trata-se da minha versão predileta. Acho que porque é aquela em que os atores mais se assemelham em idade ao original. É de 1968, e costumava passar na SBT à tarde. É artigo raro e luxoso esse filme. Ainda compro em DVD

Os atores são muito fofos juntos. Ela é Olivia Hussey e ele; Leonard Whiting. Na época em que o filme foi lançado, ela tinha 17 anos e ele 18.
A terceira versão é bem moderna. De início eu não gostei muito. Quando cresci que assisti novamente fiquei apaixonada. Acho que o Leonardo DiCaprio tem o perfil perfeito para esse tipo de papel; leve e romântico. Penso que a visão dele morrendo congelado em Titanic por conta de um súbito amor ainda esta muito viva na minha cabeça. hehehe
Roupas modernas, cenários modernos. A única coisa que prevalece é a poesia em forma de roteiro (Os textos são praticamente os mesmos) e o amor, que ultrapassa qualquer linha do tempo. Para quem não gosta muito de coisas antigas essa é a melhor pedida.

Não poderia deixar de falar da versão brasileira que, no meu ver, mais se assemelha ao original. O nome do filme é Maré, uma história de amor. A rivalidade de gangues fica por conta das quadrilhas nos morros do Rio de janeiro. É contextualizado. Novo e continua sendo poético. Vale conferir também.
E para quem gosta do D' Black, ainda ganha o prazer de vê-lo como Romeu.
A última versão que amei foi um musical que ganhou mais oscars do que o filme original. Amor sublime amor é um clássico dos musicais. É a história de uma briga de gangues entre Latinos e americanos em território americano por conta de marcação de território. Existem curiosidades bem interessantes acerca do filme. Coisas como: Os atores eram separados mesmo antes das gravações para gerar mais atritos e deixar a história mais verídica. Funcionou!
A versão ficou perfeita! Canções ótimas. Atuações maravilhosas.
Assistam e confiram.

Bom galera. Essas são minhas versões prediletas dos tantos Romeus e Julietas pelo mundo afora. Espero que vocês tenham gostado.


CORO - Duas casas, iguais em dignidade - na formosa Verona vos dirão - reativaram antiga inimizade, manchando mãos fraternas sangue irmão. Do fatal seio desses dois rivais um par nasceu de amantes desditosos, que em sua sepultura o ódio dos pais depuseram, na morte venturosos. Os lances desse amor fadado à morte e a obstinação dos pais sempre exaltados que teve fim naquela triste sorte em duas horas vereis representados. Se emprestardes a tudo ouvido atento, supriremos as faltas a contento."


Essa é a primeira fala da peça. Aprendi ela quando tinha 13 anos e ainda hoje consigo repetir palavra por palavra sem errar. 
Tenho muitos sonhos nessa vida... E como tenho!
Um deles é interpretar uma peça de Shakespeare. Queria algo como Sonho de uma noite de verão. Noite de reis ou Muito barulho por nada. Mas, fazer Romeu e Julieta seria muito mágico para mim. 


Tenham uma boa noite. 
Até mais!