Steam Punk

Mas o que diabos é isso?
Foi justamente o que perguntei quando um amigo me apresentou essas duas palavras juntas. Começamos falando de roupas de época e terminamos o papo nesse troço ai em cima. rsrsrsrsrs
E então, como a curiosa que sou, me mandei para internet e fui pesquisar. Aliás, eu não lembro como me virava sem o Google.
Na verdade o negócio passou a ser muito interessante, e com a pesquisa descobri que Steam Punk é uma coisa que eu já gostava antes mesmo de saber que tinha um nome ou uma denominação.
Sempre gostei dos livros de Júlio Verne. O cara nasceu em 1828, e quando despontou para a literatura, escreveu as coisas mais loucas que se poderia imaginar naquela época. Quem imaginaria que pudessem existir submarinos, máquinas voadores e viagens à lua? Ele era quase um vidente. Ou ele saiu mais rápido do "ministério do esquecimento". ahauahuahua
O mesmo se repete com Guerra dos Mundos escrito em 1898 por H.G. Wells. Esse outro insano escreveu sobre invasões marcianas a terra por máquinas.
E então voltamos ao título do post. Mas realmente, o que diabos é Steam Punk?


O SteamPunk é um sub-gênero da Ficção Científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete ao Século XIX, como se a Era Vitoriana tivesse sido de tal forma bem sucedida que seus costumes, tecnologia e cultura tivessem perdurado por muito mais do que de fato perduraram.
steampunk_definicao_00.jpg
Nesta realidade retrofuturista, conquistas magníficas foram alcançadas pela tecnologia graças a constantes Físicas que favorecem a eficiência da mecânica e o poder da eletricidade em dar origem a máquinas capazes do impensável.
O fascínio pelo progresso tecnológico e por tudo que o Homem alcançou, contudo, convive com uma ignorada mas constante degradação ambiental, profundas diferenças sociais e com a iminência da desgraça que vai se tornando cada vez mais difícil de ser evitada.
steampunk_definicao_01.jpg
Uma Distopia travestida de Utopia, a sociedade retratada no gênero SteamPunk é uma caricatura do mundo em que vivemos, onde a tecnologia convive grotesca e intrusivamente com os interesses sociais, interrompendo a passagem com os trilhos de um progresso desmedido e tortuoso, mal planejado e orientado por motivações que têm muito menos relação com as necessidades humanas que com com interesses corporativos.
Com sua estética por vezes bela, por vezes inusitada e por vezes grotesca, o SteamPunk conquistou o público GothCyberIndustrial e Punk sem dificuldade, bem como todos os que apreciam a riqueza de detalhes que é fruto da colisão entre a tecnologia moderna e os recursos e a estética Vitoriana, repleta de Bronze, Couro, Cobre, Pano, Vapor e Eletricidade.

E então, compreenderam?
É um futurista com cara de retrô.
Eu sou apaixonada pelo estilo principalmente por conta das vestimentas. São roupas de época com acessórios do futuro. E acho muito massa.






Espero que esse post tenha sido instrutivo. Para mim foi e muito.
Até a próxima!