Métodos para começar a escrever.


Desde a primeira vez que alguém me disse que eu sabia escrever, e que deveria tentar escrever um livro, que eu piro total montando os mais loucos enredos para minhas futuras histórias. Eu tenho enredos escritos para livros de toda uma vida, e quase toda semana é comum aparecerem mais e mais ideias. 

Se você chegar para alguém, qualquer pessoa, mesmo que não seja escritora, e perguntar do que falaria um livro que ela escrevesse, certamente ela teria uma ideia. Podia ser uma ideia baseada em algo que ela já conhece, ou uma coisa totalmente nova. O fato é que qualquer pessoa pode ser um escritor. Claro que existe uma questão de talento, mas ser escritor não é só isso. Tem aquela coisa do 10 % de inspiração e 90% de transpiração. Duvida? Então saca só:

As inspirações para se começar a escrever podem vir de coisas simples como uma pessoa engraçada que você conheceu, ou uma foto de alguém que você viu na internet. Também podem vir de alguma reportagem que você viu na televisão, ou de uma lugar que você adorava quando criança. A inspiração inicial vem do seu poder de observação. Ser escritor também é ser detetive, jornalista, advogado. Não é um trabalho fácil e pode ser sufocante em alguns momentos quando existe a ideia, e não se consegue desenvolver o roteiro. 

Garimpando alguns sites da internet me deparei com algo que se repetia em todas as técnicas de como começar a escrever um livro. Elas são perguntas que devem ser feita quando se está arrumando o roteiro do livro. Elas são:


O QUE = Tema

QUEM = Personagem
QUANDO = Período
ONDE = Cenário
COMO = Enredo
POR QUÊ = Significado
No site ficção em tópicos, a equipe mostra dicas de gênio para aspirantes a escritor. A maioria dessas dicas se repetem em muitos outros sites com a mesma temática. Gosto desse em especial pois eles são voltados para esse público em especial, e sempre tem coisas novas e inteligentes para ajudar a quem trabalha com a escrita. 
Eis as dicas:

1. Comece determinando um tema

Use um assunto que desperta seu interesse e envolve sua imaginação como ponto de partida de uma história. (...)

2. Comece determinando um personagem

Inicie descrevendo as características físicas e/ou da personalidade do seu protagonista, incluindo seus pensamentos, desejos e preocupações naquele exato momento. (...)

3. Comece determinando um período

Talvez você esteja interessado em escrever sobre um período histórico francês de quatro séculos atrás. Ou quem sabe você deseja explorar em sua história algum aspecto de um evento político recente. (...)

4. Comece determinando um cenário

Eis um cenário: uma cidade completamente desconhecida foi descoberta em uma ilha no sul do pacífico. Imagine que você acabou de desembarcar nesse local. O que você vê? Quais as diferenças em relação às outras cidades? Quem são os habitantes desse lugar? Como se vestem? Como se portam? Que língua falam? Como é possível que essa cidade nunca foi descoberta? Quem a descobriu e como? (...)

5. Comece determinando um enredo

É comum pensar em uma sequência de eventos que você quer incluir em sua história antes mesmo de saber que personagens farão parte dela. (...) Com os acontecimento em mente, você pode começar a desenvolver os outros elementos da história.

6. Comece determinando um significado

Se antes mesmo de ter os outros elementos definidos, você já tem em mente a “moral da história”, ela pode servir de inspiração para você começar a escrever.(...) Procure pensar que tipo de personagem seria o melhor porta voz para sua mensagem.

Maravilhosas dicas, não são? Eu as achei do caramba! E viu que não é só sentar o traseiro em uma cadeira e começar a escrever? É toda uma mágica nos bastidores da escrita de um livro. 
Olha só o que Laura Bacellar escreveu sobre isso:
• Prestar atenção ao que está acontecendo em volta.
• Falar do que conhece.
• Ler muito.
• Escrever muito e sem erros.
• Passar por um crivo de leitores críticos.
• Jogar fora nove décimos do que originalmente escreve.
• Amar a língua portuguesa.
• Confiar em si mesmo.

E com tudo isso em mente, vocês já tem ideia de como começar a escrever o seu livro? Então deixa eu ajudar mais!
Fiz uma pergunta a alguns escritores nacionais que conheço e admiro muito o trabalho. A pergunta foi:
Queria saber se tem algum método que você usa para escrever suas histórias.
E as respostas...
  • Carina Rissi, autora de Perdida e Procura-se um marido

"Olha, eu não costumo fazer um roteiro detalhado. Normalmente jogo tudo na minha lousa. As anotações em azul sao trama, as vermelhas detalhes e descrições.  O roteiro que fiz é um resumão do que vou fazer em cada cena, porque eu tinha toda a seqüência da trama, mas fiquei com medo de esquecer (minha lousa nao é tão grande assim kkkkkk). Nao sei se vai funcionar a risca ( tenho quase certeza que não), mas ao menos tenho uma direção para levar a trama. Eu gostei de fazer um roteiro, sabe? Normalmente bloqueio no capítulo. 13 de todo livro. É uma praga! Kkkkkk"


  • Janaína Rico, autora de Ser Clara e Apimentando




"Sou intuitiva... Deixo o texto vir, sem muitos rascunhos. Geralmente tenho uma ideia inicial, mas ao final do romance já mudei tudo! No Apimentando mesmo, eu imaginei uma história completamente diferente da que eu acabei por escrever. rsrsrsrs"




  • Deise Müller, autora de Lilac

"Meu método é meio confuso rs, mas funciona. Primeiro eu abro um bloco de notas chamado IDEIA GERAL, aí despejo tudo o que tenho na mente, sem entrar em detalhes de cenas, personalidades, etc, escrevo um resumão da história que planejo. Esse arquivo fica enorme e vai sofrer várias alterações. O próximo passo é montar o esqueleto da história. Vou criando o roteiro capítulo por capítulo, definindo mais ou menos o que eu quero que aconteça.Se o mundo fosse perfeito, eu já teria pensado em tudo e agora seria só ir seguindo o que eu já defini para cada capítulo rs, mas como não é, vem o processo de ouvir músicas, procurar imagens, videos, inspirações, definir os personagens, criar as conexões, ANOTANDO TUDO PRA NÃO SE PERDER! Por fim, mãos à obra, com muita paciência porque pelo menos 70% do que você imaginou vai mudar rs. No final, você quase não vai reconhecer a sua história rsrs. O importante é nunca desistir, e não ter medo de selecionar e deletar o que não ficou bom. É muito melhor começar do zero do que tentar consertar algo que já saiu dos trilhos."

  • Ana Aguiar, autora de A Profecia de Hedhen

"Bem , é o seguinte, eu costumo imaginar o início, meio (pois sempre costumo dividir os livros em duas partes) e o ápice final. Geralmente, eu sento para escrever e vou deixando as idéias fluírem livremente, mas sabendo onde quero chegar. Uma ideia que surge de repente, abre um leque para um grande acontecimento que não estava previsto e, dessa forma, eu vou vivendo a história em tempo real. Ás vezes, eu sinto as idéias travarem e faço um pequeno roteiro, pois ajuda a reencontrar o caminho, quando a gente sai da trilha. Quando a imaginação está meio fraquinha, gosto de ouvir músicas épicas, como Within Temptation, Era e Evanescense, ou trilhas de filmes. Me ajuda a entrar no clima da história. Acho que é isso."



  • Marcelo Pontes, autor de Almas Seladas


"Bem, eu criei diagramas em sulfite:textos, desenhos, símbolos, etc. Isso me ajuda muito, já que a saga Algoritmos Sagrados possui tantas camadas que seria fácil de me perder. Já, nas narrações, procuro evitar qualquer tipo de contaminação, não leio absolutamente nada neste período. Quando escrevo, minha mente é transportada, minha esposa já pensou em chamar um exorcista vendo minhas caretas, pois interpreto a cada diálogo, tento passar sinceridade em cada ação, não importando o personagem."




  • Ricardo Costac, autor de O Círculo de Pedra


"Eu tenho por hábito usar uma caderneta para anotar ideias, diálogos, alguma pesquisa para fundamentar uma passagem do texto e coisas assim. Eu a carrego quase o tempo todo, pois algumas ideias surgem das maneiras mais inesperadas. Até quando estou dormindo, ela fica ao lado da minha cama. Já tive muitos insights durante a madrugada e se não fosse a caderneta, as ideias acabariam esquecidas pela manhã. Anotar tudo, mesmo um pensamento que pareça meio bobo, se faz muito importante para quem cria estórias. As ideias surgem muito rapidamente e vão embora na mesma velocidade se não forem fisgadas por nós.É mais ou menos dessa forma que eu crio as minhas estórias." 


  • Adriana Vargas, autora de O Segredo de Eva e O Voo da Estirpe 



 "Primeiramente, tenho hábito de escolher uma musica, tema do livro, para cada personagem; também escolho os rostos, procurando imagens que se aderem ao que espero de cada um deles. Depois, imagens que se identificam aos locais que surgirão os cenários. Por último, a cada livro novo, uso um perfume durante toda vez que inicio ou retomo a escrita de tal livro, e este perfume me faz viver dentro da trama, como se fosse o cheiro característico do local. Não costumo ler nada semelhante ao que vou escrever, para que derive da escrita, criação pura, sem interferências, todavia,utilizo-me de pesquisas técnicas para desenvolver com verossimilidade os locais, identidade política, época, etc. Depois deste preparo, inicio a parte escrita, que é um roteiro. Primeiramente, a descrição e criação de cada personalidade e escolha de nomes e características emocionais e psicológicas. Depois parto para as passagens da trama. Mas nunca consigo seguir a risca o que escreve, apenas me utilizo para uma orientação ou discriminação de ideias, com intuito de aprimorá-las." 


Puxa, chega deu uma canseira essa quantidade de informações que absorvi. A maioria delas são coisas que já faço. Por exemplo... Eu já uso músicas e fotos como inspirações para minhas locações e personagens. Também sou uma pesquisadora cruel no sentido de não deixar falhas nas coisas que cito nos meus livros, então ando com um caderno para anotar meus questionamentos. Meu único problema, é que sou daquelas que tem muita pena de deletar as coisas que não são mais necessárias, então eu tiro do arquivo principal, mas não as deleto. 
Então, é isso gente. A Tag Manual do escritor tem mais duas postagens. Uma sobre personagens, e outra sobre a difícil arte de escrever, se vocês se interessarem mais pelo assunto, passem por lá e confiram. 
Ficou algum questionamento sobre tudo o que coloquei aqui? Tem alguma coisa que vocês queriam ver no Manual do Escritor? Me escreva: actb17@yahoo.com.br
Espero que essa postagem tenha sido de grande serventia para os escritores em ascensão, para os que pensam em escrever e não tem coragem, e que tenha sido um bom esclarecimento para aqueles que já tem a escrita como trabalho oficial.