[ Vida de Bibliotecário #1] Filmes que todo profissional do livro deveria ver


Então, quem acompanha o Irreparável sabe que eu estudo Biblioteconomia, que é um curso pouco conhecido e que tem-se ainda muitas dúvidas acerca do que "realmente" se faz com um diploma nessa área. Essa coluna do blog veio para falar um pouco sobre coisas ligadas aos profissionais do livro de maneira geral, mas principalmente a nós, estudiosos que cuidamos dos acervos dos livros que os blogueiros tanto amam.
Como primeira postagem dessa coluna, resolvi trazer dois filmes (que também são livros) que são ótimas referências para as pessoas que trabalham diariamente com o livro, seja numa livraria, numa editora ou em uma biblioteca. Vamos conferir?



{O Nome da Rosa}

Qualquer bibliotecário iniciante, e muita gente que trabalha com livros, sabe que quando se teve uma ideia de biblioteca, ela era para poucos. Não era qualquer pessoa que acessava os escritos. Eram artigos de luxo por serem feitos a mão, nada de imprensa nessa época, por tanto eram cuidados como ouro para não se perderem. A maioria desses conjuntos de coisas escritas na época eram resguardadas por padres e monges, pois eram pessoas que entendiam algumas línguas a mais do que a maioria das outras pessoas. Então os livros eram velados em cantos isolados do resto do mundo, e cuidados por essas pessoas, na maioria das vezes religiosas. 

Sinopse:

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado. (Adoro Cinema)







{Fahrenheit 451}

Vocês não conhecem esse livro/filme???? 
Independente de ser bibliotecário, eis o livro obrigatório para qualquer leitor que se dê ao respeito. 
Uma dos primeiros livros do gênero distópico, Fahrenheit 451 é um ícone nessa categoria!
Não vou me estender muito na teoria do que é o livro/filme porque estou programando uma postagem para essa coluna essencialmente sobre a ideia filosófica desse livro. 
Entendam o seguinte: Imagine que você tenha uma sociedade de pessoas altamente influenciáveis. Imagine se colocar um livro a disposição de todas essas pessoas, o mesmo livro. Imagine que esse livro tenha ideias que possam mudar o modos operandi de todas essas pessoas. Imagine uma sociedade que influenciada por um livro, teve todo um poder de revolucionar sua história e mudar todo o conceito de vida que se tem. Esse é o poder de um livro, e é enveredado por ai, que a teoria de Fahrenheit 451, diz que livros são perigosos e que devem ser totalmente banidos.

Sinopse: 


Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.


E vocês, conhecem algum dos livros/filmes que postei aqui hoje?