Resenha de "Alma ?" (Gail Carriger)


"Steampunk?? Já gostei!"

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? (SKOOB)

____________________________________________________________________

Tudo começa quando um vampiro resolve dar uma de engraçadinho sanguinária para cima da Srt.ª Tarabotti. E é exatamente nesse clima super pacífico, com uma dama vitoriana matando seres sobrenaturais com uma sombrinha bem estilosa, que o livro se inicia. 

Alexia é filha de italiano, portanto tem a pele mais morena do que a da maioria das mulheres da cidade onde mora, e isso não é nenhum sinal de beleza. Sem contar que possui um nariz avantajado e um temperamento forte o bastante para afastar qualquer ser humano, homem/mulher, que se aproxime dela. Dona de uma língua ferina e de pensamentos ligeiros, a Srt.ª Tarabotti é uma preternatural. Não sabem o que isso significa? Então vamos simbora comigo!

Preternatural no dicionário é algo que ultrapassa do normal. Então não poderia ser chamado de sobrenatural? Não, porque sobrenatural nesse livro são normais. 
Sim, lobisomens e vampiros andam juntos com as pessoas no mundo. Até classes políticas e divisões governamentais eles tem. Alexia tem um poder raro que poucos humanos e sobrenaturais já viram: A capacidade de anular qualquer poder sobrenatural que exista durante o toque. Isso significa que um vampiro ou um lobisomem que a atacarem, perderão os poderes no momento que encostarem nela. Poder bem útil, não acham?


Alexia vive com a mãe, o padastro e duas meia irmãs que não conhecem sobre o poder que ela tem, uma herança oriunda do pai. Por conta disso, ela tem contato com alguns sobrenaturais de alto escalão da cidade, que são responsáveis por registrar tanto os sobrenaturais quanto os preternaturais. Entre eles está o Lorde Maccon, um lobisomem TDB que é o chefão local. 
Essa é a autora

Logicamente que Alexia e Lorde Maccon brigam o tempo inteiro. A animosidade entre os dois existe desde o primeiro dia em que se conheceram. Ele a acha impossível, e ela o acha um ignorante. Combinação perfeita! E apesar de a tal era vitoriana, de se referirem um ao outro como Sr. e Srt. ª, eles são responsáveis por cenas bem quentes. Explosão de sentimentos na veia. 

O enredo da história se molda a nos apresentar a Alexia, sua família, seu dom e ao maravilhoso mundo dos sobrenaturais e preternaturais. Como foi o primeiro livro da série, ele tem aquela coisa bem inicial que não diz nada querendo dizer. Também nesse livro temos o mote de conhecer o grupo de humanos que não gostam de conviver com criaturas desse tipo, e criam seu próprio modo de eliminar todos eles. Junto a eles estão os autômatos, que foi a maior referência steampunk do livro, junto à sombrinha de Alexia, lógico. 

Para um livro cultuado como super steampunk, quase não vi referências nesse sentido. Na verdade os últimos livros steampunk que tenho lido, pouco tem de steampunk, a não ser, Leviatã (Show de bola!). 

A escritora tem uma coisa bem clássica escrevendo. Ela é muito criativa e tem dom com esse tipo de literatura. Fico feliz pela Editora Valentina ter trazido esse livro para o Brasil. Acredito que essa série tem muito o que crescer, e que o que li foi apenas o pavio. 

Me diverti muito com as brigas de Alexia e Lorde Maccon, sem contar os momentos HOT dos dois. Ai ai!!
Recomendo para quem gosta de fantasia. 










Achei esse quadrinho do livro muito fofo!!