Você sabia que... #3



Você sabia que a autora Suzanne Collins, escritora da série Jogos Vorazes, teve como inspiração para escrever essa série, Reality Show e Guerra? 
Em uma entrevista, ela diz:

"Eu estava “zapeando” entre programas de reality show e de cobertura real de guerra, quando a história de Katniss me veio à mente. Certa noite, estava eu lá sentada trocando de canais e numa emissora havia um grupo de jovens competindo por... não sei bem o quê, talvez dinheiro. E, noutra, havia jovens lutando numa guerra real. Eu estava cansada, e as fronteiras entre um programa e outro começaram a se diluir de uma forma bastante inquietante, e eu pensei nesta história."


O que você entende sobre Reality Show e a Guerra?


Reality Show


Reality show é um tipo de programa televisivo baseado na vida real. Podemos então falar de reality show sempre que os acontecimentos nele retratados sejam fruto da realidade e os visados da história sejam pessoas reais e não personagens de um enredo ficcional.
Exemplo deste é o programa mundialmente conhecido Big Brother, criado em 1999 por John de Mol.
Embora tenha havido precedentes no rádio e na televisão, o primeiro reality show, como hoje definido, foi a série An American Family, transmitida em doze partes em 1973 nos Estados Unidos; a série ficou famosa por lidar com divórcio em uma família nuclear e, ainda, pela revelação de que um dos filhos, Lance Loud, era homossexual. Vários shows na Inglaterra e Austrália usaram o mesmo enredo.
Guerra
Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário. A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).
Diz-se guerra civil a um confronto que provoca uma onda de conflitos armados, programados ou planejados entre facções, partidos ou grupos de um mesmo povo, ou ainda a que ocorre entre povos ou etnias habitantes de um mesmo país. Expressões como "guerra econômica" e "guerra psicológica" designam também os confrontos diretos provocados pelos pequenos conflitos efervescentes, agudos com ações igualmente violentas mas sem o uso de armas, necessariamente. O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).




Fico pasma de ver como nascem as grandes histórias. 
Todos sabemos como a televisão é um meio bem popular de influenciar. Compramos produtos, votamos em pessoas que as vezes nem conhecemos porque um certo fulano disse que era bom. E só porque o tal fulano é o mocinho da novela das oito. 
Suzanne pegou uma essa ideia e juntou com tantas outras relacionadas a guerra que a história da nossa humanidade mostra.
 Somos bárbaros? 
Matamos pessoas que não conhecemos porque alguém disse que era importante. 
Somos bobos?
Compramos coisas que nem sabemos se vamos gostar, só porque alguém que nem conhecemos, disse que era bom. 
Isso é algo muito maior do que apenas uma ideia para um livro, é filosofia. E se você fizer parte dessa humanidade, tem algo a mais do que o biológico,  então você já é um filósofo. 
Pessoas que já leram Jogos Vorazes, que tal parar para pensar no que toda essa bagunça que Katniss provoca, pode influenciar numa política? 
E para aqueles que ainda não leram, que tal parar para pensar que nós vivemos em uma democracia, e que ela é bem ditatorial? Que tal parar para pensar que em outros países, mulheres não tem direito humano algum? Que em outros países, jovens ainda morrem em prol de uma causa que nem é realmente deles? 
Só parem para pensar. Nem que seja por apenas cinco minutos. 
Vou aguardar vocês me dizerem o que acham disso.