[Essa série] Downton Abbey


Downton Abbey é uma série de televisão britânica produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV. A série se passa em sua maior parte em uma propriedade fictícia, localizada em Yorkshire, chamada Downton Abbey e segue os Crawley, uma família aristocrática inglesa, e os seus criados, no início do século XX, a partir de 1912. Ela foi criada por Julian Fellowes, também seu principal escritor, e estreou em 26 de setembro de 2010. Em Portugal, passou a ser exibida em 10 de outubro de 2011 no canal Fox Life e na SIC em 25 de fevereiro de 2012, e começou a ser exibida no Brasil pelo Globosat HD em maio de 2012 com última exibição em 14 de julho de 2012. Em 04 de abril de 2013, a GNT iniciou a exibição da primeira temporada de Downton Abey  .
A recepção ao programa tem sido predominantemente positiva; a audiência é considerada alta para uma série de época e recebeu diversos prêmios e indicações desde a sua primeira temporada. Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde Brideshead Revisited, de 1981, e entrou no Livro Guinness dos Recordes de 2011 como o "programa de televisão em língua inglesa mais aclamado pela crítica" do ano, no qual também recebeu o título de melhor minissérie no Emmy. No ano seguinte, venceu na categoria melhor minissérie ou filme para televisão no Globo de Ouro. (WIKIPEDIA)

 


 Então, minha paixão com Downton Abbey começou puramente por acaso. Estava assistindo um vídeo em um vlog de uma professora que gosto bastante, e que tem coleções de séries que é de dar inveja. Em um passei à estante dela, ela acabou falando da primeira temporada dessa série, e algo me encheu os olhos. 
Corri procurando Downton Abbey, apesar de não acreditar que fosse gostar da série. Gosto mais de séries ativas e menos históricas, minha mãe prefere essas. 

Mas qual foi a minha surpresa quando comecei a ver o primeiro capítulo e logo já tinha terminado a primeira temporada a estava caçando a segunda. 

Sim, é um seriado bem parado e que as ações são mais centradas em coisas do cotidiano da família e da casa, e nos empregados que nela moram. Mas foi uma série tão bem escrita, que você se apaixona por cada personagem singularmente. 

Você entende essa questão de hierarquia que comandava a criadagem daquela época, e pode apostar que tudo é muito minucioso e cheio de detalhes incríveis de se observar. Quem escreveu essa série, teve que se afundar em livros de costumes ingleses do século XX. 


O seriado se inicia em 1912, e com um fato bem conhecido por nós: O naufrágio do TITANIC. 
De uma forma que não vou explicar, esse fato mudou por completo a vida das pessoas nessa casa. E é a partir disso, que toda a trama se desenrola. 

A família que vive em Downton Abbey, é ímpar. Nenhum deles é pouco inglês. De uma educação maravilhosa e tratamentos que chegam a ser cômicos, todos tem uma forma de serem encantadores até quando estão brigando com alguém. Sério, é hilário! 

O mesmo digo da criadagem. Eles conseguem ser mais educados do que os patrões, e dá orgulho de pensar que podemos ter funcionários assim trabalhando em nossas casas. Sempre gosto mais das cenas deles.

Todos os costumes de vida e preconceitos, estão nessa série. Se uma filha esta velha demais para casar, então está na hora de arrumar um marido para ela, e tem que ter nome. Se uma filha quer usar calçar, ela é abominada. Se uma filha quer aprender a dirigir, é uma baixaria em casa. 


É uma família de três filhas, numa época de guerra onde os homens são escassos e elas tem que fazer de tudo. E não é que essas três meninas criadas sempre com muito dinheiro, aprendem de tudo mesmo?  Sem contar a avó que é de uma língua ferina e a mãe que cuida da casa com delicadeza e punhos firmes.
Cada personagem tem a sua particularidade que os identifica de qualquer modo. 

Nessa série você acompanha a mudança histórica de tempo de uma país dentro do seio de uma família rica das redondezas. Mas não se deixe enganar, enredo não vai faltar nessa série. Ela realmente te prende do começo ao fim.

Eu sou completamente apaixonada por Downton Abbey, e queria demais conseguir o livro que fala das duas primeiras temporadas. Soube que ele saiu pela Intrínseca há uns tempos atrás. <3 <3

Bom gente, é isso. Se vocês gostam de séries mais séries e muito inteligentes e bem escritas, apostem em Downton Abbey. Eu me encantei do início, e agora estou dependente dela. 

P.s. Essa série tem a fotografia mais bonita de todas as séries que já vi até hoje. Perfeito trabalho do diretor de fotografia em conjunto com a direção de arte.