Resenha de "Starters" (Lissa Price)



"A premissa é boa, mas..."


SinopseSeu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado... (SKOOB)



Tenho Starters na minha estante desde que foi lançado, mas demorei horrores para tirar o livro para leitura. Movida por um desespero distópico, acabei me sentindo obrigada a tira-lo, e não foi de um todo ruim.

A premissa desse livro segue o padrão normal dos distópicos: O mundo passou por alguma tragédia que matou a parte produtiva da humanidade, então os menores que não tem parentes idosos, passam fome por não conseguir trabalho, e são forçados a fazer coisas estranhas para a própria sobrevivência. E é justamente ai que a autora teve uma ideia bem bacana. 

A ideia central é que os velhos alugam os corpos dos jovens por alguns dias, para sentir o vigor da juventude correndo nas suas veias. A negociação é feita através de uma empresa especializada e rende bastante grana para os meninos que alugam os corpos. 
Por uma necessidade maior (o irmão esta bastante doente) Callie resolve ir de encontro ao que acha correto e bota seu corpo para aluguel. Até ai tudo certo, mas ela acorda antes da transação terminar, e percebe que algo esta errado. 

Ok, o livro é difícil para pegar embalo - sofri horrores! - Callie é uma garota superficial e que me deu muita raiva em alguns momentos. Era como se ela fosse bipolar. What?


Quando ela acorda e descobre que acordou antes do tempo, ela começa uma busca frenética para tentar descobrir o que esta acontecendo. Além de que, a garota fica escutando vozes estranhas em sua cabeça do nada. Lógico que ela acha que esta ficando doida. 

Minha estranheza, é que enquanto ela ficava brincando de pega ladrão, o irmão ainda estava doente e sendo cuidado pelo amigo dela, Michael. Como assim???

Realmente a parte do mistério e da perseguição do livro são muito bem boladas, mas a autora estragou isso quando quis colocar um romance no meio. Não tinha necessidade alguma de ter um romance nesse livro. Se bem que... Ela me pegou de jeito com aquele final. Confesso que tinha pensado em algo desse tipo, mas ela me arrasou com a forma que o fez. 

Ainda assim, achei que a finalização do livro poderia ter sido melhor, muito melhor. 

É um livro distópico que eu exigi muito dele. A premissa era excelente e a autora construiu essa contexto de livro policial dentro da distopia, e funcionou! Acho que foi esse o exato motivo de eu ter esperado mais dele. 

Não gostei da protagonista, e realmente achei o romance do livro muito forçado, mas as cenas de ação e a ideia central do livro me ganharam. 

Indico sim, Starters! Contudo, indico mais como livro policial do que como distopia.