Resenha de "Silêncio" (Becca Fitzpatrick)


"A narrativa dessa série sempre me fisgou"

Sinopse: Nora Grey não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da mãe. Em meio a tudo isso, Nora é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta, que surge em sua mente nos momentos mais improváveis e parece conversar com ela. Alucinações, visões de anjos, criaturas sobrenaturais. Aparentemente, nada disso tem a ver com sua antiga vida. A sensação é de que parte dela se perdeu. É então que o caminho de Nora cruza o de um sexy desconhecido, a quem ela se sente estranhamente ligada. Ele parece saber todas as respostas… e também o caminho até o coração de Nora. Cada minuto a seu lado confirma isso, até que Nora se dá conta de que pode estar apaixonada. De novo. “O relacionamento tempestuoso entre Nora e Patch, o típico bad-boy, é verdadeira e perturbadoramente sedutor.” Publishers Weekly (SKOOB)




É uma vergonha dizer, mas estava com esse livro há quase um ano aqui parado, me esperando impacientemente. 

Comecei a ler essa série na mesma época em que comecei a ler Jogos Vorazes, ou seja, assim que me separei. Acho que já comentei aqui o quanto eu me agarrava aos livros naquela época. E foi na mesma temporada que li os três de Jogos, eu li os dois primeiros de Hush Hush. Teria lido esse, mas ele ainda não tinha sido lançado. A broca aqui estava jurando que era uma trilogia. Qual minha surpresa quando vi o lançamento de Finale. Ou seja, mas um livro da série a me esperar, mas dessa vez ele só vem pra minha estante quando eu for realmente ler. 

Depois do babado louco que acontece no final de Crescendo, acompanhamos o começo desse, que é quase na mesma época do final do outro. Se bem que me vi confusa quanto as épocas no começo do livro. Ok, parando de divagar!

Nora acorda em um cemitério, sem saber como foi parar lá. Está desorientada com a data e com os últimos acontecimentos de sua vida. Quando ela vai parar num hospital e sua mãe lhe diz que ela ficou sumida por três meses, a garota fica inquieta para saber o que houve com ela durante esse tempo, e porque ela não se recorda de algumas pessoas, e situações. #MomentoDory


Mas uma coisa é certa, ela tem uma fixação pelo negro e pelos sonhos com alguém que ela não sabe quem é, mas por quem ela sente uma aproximação muito forte. 

 A vida da garota esta totalmente virada. As pessoas na escola estão falando sobre o seu sumiço nos corredores e a tratam de uma forma que a incomoda. Sua melhor amiga parece esconder segredos dela, e sua mãe arranjou um namorado, mas que isso, um namorado que é o pai de sua maior arqui-inimiga. 

Claro que Nora se coloca em situações de risco, e em todas elas tive vontade de bater com a cabeça da menina na parede e perguntar se por acaso ela tinha chegado tarde na distribuição de cérebros. Vai ser burra assim na China! 
Mas como ela é um ser totalmente protegido, eis que sempre aparece alguém para salva-la. Lembrando que isso só acontece assim em livros e filmes, heim, gente!

Apesar disso, até acho bacana a forma de Nora encarar as coisas. Na verdade ela bem parece uma psicopata. Ela se arrisca nas coisas mais absurdas, e acredita em outras tão absurdas quanto, e sem nem questionar muito. Fico pensando se isso não foi falha na personalidade da personagem, ou um dado proposital que a autora usou para acelerar a história. Com Nora não tem nada de mocinha em apuros "Ai de mim!" é mais como "Vai se ferrar!", e isso foi o que convenceu. Só que achei Nora bem diferente em alguns momentos. A garota não tem medo de enfrentar uma guerra de Anjos e Nefilins, os quais ela não deveria nem saber que existiam, mas chora porque um amigo (que nem é tão amigo, porque ela não lembra de nada), está para viajar. Ah, pfv! 



Patch está lá, lógico! E graças a Deus, porque as cenas desses dois juntos são super quentes! Adoro a química desse casal! Sem contar que ele é super Deus Grego na minha cabeça. 

A escrita da autora como sempre, me prendeu. Começo os livros dela bem despretensiosa  e quando vejo, já estou terminando o livro e esperando por mais. Aliás, o que é o final desse livro???????? Ela se superou! Mas estou falando das duas últimas páginas, a resolução da história pra mim, ficou bem apelativa. 

Posso ser sincera sobre o vilão desse livro? 
Eu acho ele um super mané, provavelmente tem cara de nerd idiota que não tem um propósito que faça sentido e nem uma direção de vida. Traumas do passado? Pode ser! Who knows?

Enfim, talvez o vilão não funcione como deveria, nem alguns comportamentos incompreensíveis de Nora, Patch e a mãe que teve a filha sumida, e quando a garota volta, só quer saber de namorar, mas gosto da forma como a autora amarra o enredo. 

Já vou alertando que não foi meu livro predileto da série, até agora. Minha paixão ainda recai pelo primeiro. Achei que algumas coisas ficaram faltando em Silêncio, principalmente em relação a vida de Nora fora do ambiente sobrenatural. Mas é um livro passável, e melhor que isso, que você lê ávido para saber mais de anjos caídos, Nefilins doentios e meninas loucas que saem de casa de madrugada para caminhar. rsrs

Fica ai a dica! 
Se você não começou essa série, eu recomendo. 
Aprovada pelo selo "Carol Teles". hehe