Resenha de "Simplesmente Ana" (Marina Carvalho)


"Encantador"

Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta. (SKOOB)




Sim, tive bastante preconceito com esse livro, apesar da capa ser essa coisa tão linda! Corro de histórias que tenham princesas no enredo, a não ser que seja com muito sangue no meio, tipo Guerra dos Tronos. Tenho uma cota para chick-lit, e esse livro não estava no meio dessa cota. Mas daí eu acabei comprando o ebook depois de toda a insistência da Giu do blog Amount of WordsMas não é que o danado conseguiu me prender? Ao ponto de eu largar todas as outras leituras e me arriscar com o Kindle pelos ônibus de minha cidade só pra poder terminar o livro. Terminei me sentindo tão mais jovem... Sinceramente, Ana me pegou de jeito!


Ana é brasileira e mora com a mãe que é chefe de um buffet. Em uma entrevista ao programa Mais Você (¬¬), a mãe acaba falando sobre a filha amada, e é ai que o maravilhoso rei da Krósvia, Andrej, acaba descobrindo que tem uma filha. 
O pai diz não saber que ela tinha nascido, a mãe diz que foi embora para se proteger e proteger a filha de descriminação das pessoas da Krósvia. Ana na verdade não esta culpando ninguém por ter descoberto um pai apenas com vinte anos, só está louca por ter descoberto um pai, e melhor que isso, um rei. 

Antes que vocês pensem, a garota não é uma mimada consumista. Na verdade ela é bem trabalhadora e consciente do que faz. 


Com o pedido de Andrej, Ana resolve passar alguns meses no país do pai para conhecer um pouco da cultura do lugar, e se apropriar do que também é dela, de direito. Claro que Ana reluta em deixar a faculdade e família, mesmo que seja só de férias. Mas como negar um pedido desses depois de tanta insistência de todos? Não tem como. 

Então lá esta ela. Em um palácio enorme, cheia de pessoas ao redor fazendo as coisas por ela. Uma biblioteca dessas que só se vê em filmes e livros (inveja). Enfim, tudo parece bom demais, ou confuso demais, até a chegada do enteado do seu pai ao palácio: Alexander. O cara é todo desconfiado que ela só está a procura da fortuna do rei, e que é uma fingida. Mas tenho que completar, né? Ele é lindo de morrer!!

Depois dessa animosidade enorme entre os dois, fica só uma curiosidade de ambas as partes e um começo de amizade que convence muito bem. Nada forçado, apesar de previsível. 

Ana é uma ótima princesa, cheia de características pueris - como toda princesa deveria ser - Mas com uma lascividade presente, contudo decente. Alexander é o príncipe dos sonhos de qualquer mulher: Amigo, Bad Boy, responsável, impulsivo e de arrancar suspiros. 

Olhando assim, até parece ser uma história de amor bobo, mas até que não é. Ou é. Mesmo assim, foi um amor bobo que me conquistou.

A autora soube trabalhar bem seus personagens, apesar de ter deixado pontas soltas em algumas coisas e sobre algumas pessoas. Ela também tem uma facilidade de conduzir a história ao nível mais alto de curiosidade do leitor. Mesmo sabendo que Ana e Alexander ficam juntos (isso é óbvio), não se sabe em que termos isso acontecerá. Você conhece Ana e suas certezas e convicções, e sabe que ela não fará nada que possa magoar alguém além dela mesma. E também conhece Alexander e aquele jeito delicioso de ser um "príncipe". 

A autora também usa de uma pitada de sobrenaturalidade quando fala sobre o sonhos de Ana e as consequências do sonho. Também tem essa coisa histórica sobre a família de Ana. Me deixou bem interessada, e é um gancho forte para a autora trabalhar futuramente. 

Apesar disso tudo de maravilhoso do livro, acho que não gostei tanto assim do final. Sei lá, era como se estivesse faltando um elemento surpresa para fisgar o leitor. Ou pelo menos, eu como leitora. 
Algumas coisas foram forçadas e outras não foram bem trabalhadas, mas acredito que as partes boas são muito superiores às ruins. Me encantei de verdade por esse livro!

Com um romance muito esperado e querido, regado a show do Bon Jovi e pescaria, Marina criou uma história muito linda que entrou e ficará de vez no meu coração.


Música tema do casal