Diferença entre conto e crônica


E ai, seus lindos!!!
Hoje venho com uma coisinha bem diferente para vocês. 
Eu sou danada para escrever várias coisas novas. Tenho vários romances inacabados porque quando chega em um certo momento da escrita, eu crio um bloqueio e não consigo continuar. AFF!!
Mas quando se trata de romances e crônicas, o negócio fica bem mais fácil. Eles são curtos e bem menos complicados do que as narrativas dos livros imensos que escrevo. Então muitas vezes eu opto por escrever coisas mais leves. Só que tem um pequeno problema... Quando eu sei o que é uma coisa e outra?
Vamos ver o que achei na internet sobre isso??

C.O.N.T.O

"De um modo geral, a primeira idéia que nos ocorre quando pensamos em conto é de que se trata de um narrativa curta, onde a estória se desenvolve linearmente, com princípio, meio e fim, abolindo-se os pormenores secundários. A ação tem que ser incisiva e direta, numa linguagem essencialmente narrativa." 


"O Conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Entre suas principais características, estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total – da qual falava Poe (1809-1849) e Tchekhov (1860-1904): o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade."


 "É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico."





C.R.ô.N.I.C.A


"Originalmente a crônica limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do séc. XIX passaram a cultivá-la, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins. Na aplicação do descritor para acervo referente à literatura de cordel, use para festas e narrativa." 


"Crônica, é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem. A crônica é, primordialmente, um texto escrito para ser publicado no jornal. Assim o fato de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à crônica de hoje seguem-se muitas outras nas próximas edições."


"Por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente."


http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/2010/09/12/cronicas-da-inseguranca-publica-2-tiro/




Deu para esclarecer algumas coisas nas cabeças de vocês? 
Percebi que tenho mais crônicas do que contos escritos. E eu pensei que fosse o contrário. Hehe
Que tal se arriscar em qualquer um dos dois tipos textuais acima? Se conseguir, pode me mandar o resultado que ele aparecerá por aqui, com os devidos créditos, claro!