Estou devendo essa matéria há bastante tempo. Então, vamos deixar de conversa e começar logo a falar sobre uma coisa que todo mundo queria dobrado: TEMPO
Eis o meu dia: Acordo as 5:00, saiu de casa as 6:00 e chego no trabalho por volta de 8:30. Não. Eu não trabalho no interior, tecnicamente, só do outro lado da cidade.
Fico no meu trabalho até 13:00 e de lá, sigo até a Universidade. Lá fico até as 22:00.
Chego em casa por volta de 23:00 e simplesmente desmaio!
Então, uma pessoa com o tempo como o meu, tem sérios problemas para conseguir conciliar coisas novas na agenda. O meu dia é tão cronometrado, que preciso agendar o que precisa ser feito um dia antes. Anoto tudo para não me perder; de arrumar o lanche do meu filho na lancheira, até fazer um relatório importante que o chefe pediu. Se eu não anotar, certamente me esquecerei.
Então, se uma pessoa com o meu estilo de dia, precisa arrumar mais tempo para alguma coisa, como faz?
Citando a maravilhosa Donna Smallin em seu livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, Organize-se;
" O número de coisas importantes que conseguimos realizar na vida ou mesmo em um dia, depende até certo ponto da maneira como organizamos nossas prioridades."
E não é que ela tem razão!
Como minha mãe sempre diz: Tempo a gente prioriza.
Depois que passei pela minha tão tumultuada separação, eu tentei ocupar a minha agenda com a maior quantidade de coisas que consigo. Isso as vezes me deixa exausta, mas me deixa feliz quando tudo o que faço rende resultados. Seja uma aula de violino, ou uma de dança de salão. Um conto que escrevo, ou um capítulo novo do CGM. Eu amo e odeio não ter tempo pra mais nada!
Foi por querer ocupar mais ainda minha agenda, que criei o blog, e admito, minha melhor escolha desde minha separação.
Então, vamos a algumas dicas da Donna Smallin?
* Crie uma lista de objetivos que gostaria de realizar num período de um a cinco anos.
Ultimamente eu criei uma lista de coisas para fazer até meus 30 anos, 30 sonhos antes dos 30. Tudo bem que a maioria dessas coisas eu não vou conseguir nem antes dos 50, quanto mais antes dos 30. Tentei fazer uma lista há longo prazo, mas o máximo que consegui fazer foi de 3 anos. Se eu conseguir cumprir metade das coisas que coloquei nessa lista, então eu serei a mulher mais feliz do mundo aos 30.
Se você é como eu, ou seja, não consegue fazer planos a longo prazo, então faça a prazos curtos. O mais importante é tentar cumprir o que tem na sua agenda para o dia seguinte. Se você conseguir essa, a de 3 ou de 5 anos, será fichinha.
* Faça o acompanhamento de cada tarefa com um arquivo ou através de lembretes.
O meu mural no quarto é cheio de post-it. O meu caderno de inspirações é cheio de post-it. Os livros que leio são cheios de post-it. Meu computador do trabalho é cheio de post-it. Já coloquei anotações até no espelho do banheiro.
Eu sou uma pessoa muito, muito, mas muito esquecida MESMO! Se eu não anotar as coisas as quais preciso resolver, então eu não vou lembrar delas e terei uma coisa a mais para acrescentar na agenda do dia seguinte. Isso é uma %*&$#@!!
Então para chamar a minha atenção nas coisas principais, eu coloco em papeis bem coloridos e saiu pregando onde vou ter certeza que olharei.
Se você é uma pessoa movida a computadores, tablets e celulares, pode anotar neles.
"Todos nós temos um período do dia em que nos sentimos mais produtivos, quer de manhã, quer de noite. Use esses momentos para realizar as coisas que requerem mais energia ou atividade cerebral. Reserve seu período menos produtivo do dia para fazer serviços de rotina."
*Planeje em círculos
De acordo com a pesquisadora Nancy Black, as pessoas pensam de forma abstrata e não linear. Por isso invés de escrever listas comuns, ela orienta fazer um mapeamento da mente.
O que é isso??
Pegue uma folha em branco e a vire no sentido horizontal. Desenhe um círculo dentro e escreva nele "coisas a fazer", e a data. A partir disso você puxa linhas em direção a margem do papel e escreve as coisas que precisam ser feitas em cada linha dessas. Desdobre cada tarefa em etapas traçando linhas adicionais para cada etapa e escreva como desenvolver.
"Uma maneira de simplificar a rotina e economizar tempo é juntar tarefas semelhantes e executá-las todas de uma vez, quer diárias, quer semanais, quer mensais."
"Você tem que reservar tempo para ter tempo" (Judy Warmington)
*Combata a mania de adiar as coisas
Motivos que fazem as pessoas adiarem as coisas:
- Ficar assoberbados e não saber por onde começar
- Solidão
- Perfeccionismo
Quase todos os dias eu acabo adiando alguma coisa da minha agenda. Na maioria das vezes, muitas coisas. Isso é péssimo e me deixa bastante triste.
No meu caso é muito de esquecimento de até olhar para a minha lista de atividades, em outros casos, morro de preguiça de executar as coisas.
Um conselho de quem tem sérios problemas com isso... Foco!
*Programe férias diárias
Isso é muito importante!
Eu pessoalmente já faço isso, mas nunca tinha encarado como "férias". Pensar que as pausas que dou no trabalho para respirar podem ser consideradas "férias", já me deixa com um sentimento muito bom.
Essas pausas são importantes para a sua cabeça, para solucionar problemas recorrentes no trabalho ou apenas para fazer você se sentir mais poderoso quanto a quantidade de tempo que você dedica a você mesmo.
Outras postagens sobre o mesmo livro:
Ajustando seu orçamento
Como começar essa coisa de se organizar?