Letra e Melodia #3



Acho muito legal quando as pessoas me escrevem elogiando alguma coluna que coloco aqui no blog. Essa é uma das colunas que todos sempre elogiam. Ontem recebi um email perguntando quando ela aconteceria de novo, então resolvi adiantar essa postagem, já que ela estava praticamente pronta.
Vamos curtir o Letra e Melodia de hoje?


Gone X Losing my Religion




Gone é uma distopia daquelas de tirar o fôlego. Sempre falo aqui sobre o nervosismo que me dá só de lembrar dessa história. É algo de desespero, impotência e incapacidade sem igual.
O protagonista as vezes precisa ser o centro dos outros, e em outras vezes até ele se sente desesperado por ser tão novo e ter tanta responsabilidade nas costas.
Sempre que escuto Losing my religion, no R.E.M, eu penso nesse livro. E nem foi porque estava ouvindo muito a banda naquela época, mas porque a melodia dela me lembra alguém perdido e precisando de uma direção, e isso é exatamente como Sam está se sentindo em mais da metade do livro. É instantâneo a sensação de proteção que tenho por todas aquelas crianças ao ouvir essa canção.



Amanhã, quando a guerra começou X 
I Set Fire In the rain




Já vou avisando que não tem nada haver com “colocar fogo em nada”. Rsrsrs
Aqui temos outra distopia que me traz uma sensação de medo enorme. Tem haver com a possibilidade de ser tão possível, e isso é uma coisa que sempre digo muito para vocês, distopias que sejam logicamente possíveis, me deixa comendo os dedos. 
A melodia da canção me lembra muito da protagonista dessa série. Os momentos de reflexão que a música nos invoca, a força que a voz da Adele reflete na canção. Isso é tudo "tão a história" que chega a dar calafrios.
Tudo bem que a protagonista não tem problemas algum em colocar fogo em nada, mas não é por isso que lembro dessa música. Juro! HEHE
Para quem leu esse livro, dá uma escutada na música com o pensamento nele. É algo de épico. De trágico, de emocionante. Adoroo


Peter Pan x Flying




Essa é puramente por conta do filme.
A trilha sonora do filme não é a melhor do mundo, não chega nem perto da trilha do filme "Em busca da Terra do Nunca"; mas essa canção é uma coisa energética e muito jovem. Exatamente como qualquer coisa relacionada a Peter Pan deveria ser.
A primeira vez em que ouvi essa música, lembro que sorri sozinha olhando para a televisão e era na cena em que o Peter ficava mais extasiado. Eu derramei uma lágrima e foi de pura felicidade.
Alguns anos depois fiz uma coreografia com meus alunos e me senti obrigada a usa-la juntamente com outra música que não tinha nada haver. Fiquei com medo de que deixasse a cabeça, de quem estivesse assistindo, meio atrapalhada, mas o efeito foi perfeito e tudo funcionou como uma luva. Eu mega amei!!
Sempre que releio Peter Pan (que é meu livro infantil predileto), lembro dessa canção, e o Peter passa a ser tão real para mim.


O segredo de Eva x Ne Me Quitte Pas




Desde a primeira vez em que vi a capa desse livro eu pensei: Isso é tão francês!
A história é de uma densidade e tensão que nos deixa completamente sem ar. O enredo desse livro parece com os roteiros dos filmes de arte franceses, e eles são de longe, os meus prediletos.
Pensando sobre isso agora, Eva daria uma personagem fabulosa para o cinema.
Edith Piaf sempre foi uma cantora que me fez arranhar qualquer objeto que esteja segurando com um desespero sem igual. Essa música me tira de mim como nenhuma outra é capaz. Sou totalmente apaixonada por essa canção, e ela tem muito de Eva.
Eva é uma personagem sofrida, intensa, do tipo que se arranharia as paredes pela dor dela. A música é exatamente igual.