M. Night Shyamalan, um maluco ou um gênio incompreendido?


Eis a pergunta que jamais cala na boca das pessoas que assistem os filmes desse diretor.
Indiano, naturalizado estadunidense, esse cara de 42 anos já mexeu bastante com o mundo cinematográfico pela ousadia e muitas vezes insanidade, em fazer filmes que de tão psicológico são incompreendidos.
Meu ponto de vista?
- Um gênio!
Desde o primeiro filme desse diretor que sou apaixonada pelo conjunto de suas obras. Elas são sim um tapa na cara de quem assiste, e talvez seja o motivo que me faz gostar mais ainda de seus filmes.
Quer conhecer um pouco da filmografia desse diretor tão inusitado?
Ai vão seus principais filmes (Na minha opinião, ok?)


Sexto sentido


Considerada a obra prima do autor, e não tiro por menos, Sexto Sentido é um filme de arrepiar os cabelos do braço e é para os fortes, nunca consigo dormir sozinha depois que o assisto mesmo sabendo exatamente o que acontece e como acontece.
Conta a história de um garoto (Joel Osment), psicologicamente perturbado, que tem como psicólogo Bruce Willis, que também é um personagem perturbado. Em suma, o garoto vê gente morta. 
Ok, quem não lembra da frase:
- Eu vejo gente morta
O filme é um terror mental. Não tem sangue esguichado nem assassinos em série, mas rende muitos sustos. E depois que você descobre qual é a do filme, fica tudo mais fácil de entender, e tudo fica bem aceitável, isso até o final, que é o melhor desse filme. De repente todas as peças de encaixam e você percebe o quanto foi burro por mais inteligente que você seja. #Fato!
Além do lance do vermelho, claro!
Sim, Shyamalan tem uma verdadeira obsessão com a cor vermelha, e nos seus filmes ela sempre vem associada a coisas ruins. Tenso! 
No conjunto da obra, também acho a melhor obra dele. 

_________________________________________________________________________________

Sinais


Os filmes de Shyamalan tem uma coisa que simplesmente me fascinam... Os roteiros. E nesse filme ele é simplesmente maravilhosamente bem construído. 
Tem muita gente que não gosta desse filme, que o achou ruim e que tem um final ridículo. 
Ah, por favor né. Se você não esta acostumado com o estilo desse diretor vá se preparando porque pode ser decepcionante pra você. Eu o acho divino! 
As pessoas foram ao cinema esperando ver aliens atacando a terra em espaçonaves e incluindo terror as pessoas por sinais no meio das plantações. 
Lembro de novo que os filmes de Shyamalan são muito mentais. São filmes de nos deixar pensativos e não loucos por ação. 
Sinais cumpriu todos os quesitos no sentido terror mental. 
Mel Gibson faz um personagem de um pastor que perdeu a fé depois da morte da esposa. Um fazendeiro que mora com os dois filhos pequenos: o menino portador de asma, e a menina com uma mania louca de deixar copos espelhados pela casa Sou eu, e com o irmão, ex jogador de beisebol aposentado, interpretado com maestria por Joaquin Phoenix. 
De repente sua fazenda amanhece cheia de sinais esquisitos nas plantações e que são manualmente impossíveis de serem feitos pela noite e em silêncio. E então começa a magia desse filme: Uma construção elaborada de fatos e situações que deixam qualquer pessoa presa até o final. Adoro!!

_______________________________________________________________________________

Corpo Fechado



Outro roteiro excelente envolto em personagens incríveis. 
E Shyamalan marca outro Touchdown comigo com esse filme.
Conta a história de um acidente de trem onde o único sobrevivente e sem nenhum arranhão foi o personagem do Bruce Willis. E então ele recebe uma carta misteriosa o perguntando quando foi a última vez em que ele ficou doente, e a resposta é: NUNCA. 
E toda a premissa da história gira em cima de gibis: Seus heróis e vilões. 
O personagem do Samuel L. Jackson é dono de uma loja de gibis raros e tem uma deficiência física que torna seus ossos altamente frágeis e quebradiços. E pensamos como são construídos os vilões e os heróis das histórias. Com quantos deles vivemos ao nosso redor e não sabemos. Como certos poderes vem de dentro e não são necessariamente levitação ou elasticidade.
O poder em ser herói consiste em saber onde fazer a diferença. 
Mais um resultado excelente do cinema.
Filme muito bom!


_________________________________________________________________________________

A Dama na Água


Primeiramente tenho que dizer que amo demais o cartaz desse filme. 
Então, é um filme  com críticas péssimas, e provavelmente é aquele que gosto menos, mas acredito que seja um pouco de incompreensão também. 
As pessoas tem tendência a achar que o cinema tem que apenas relatar fatos extraordinários e muitas vezes mentirosos da vida. Eu discordo. 
Tudo bem que as pessoas estão fartas de ver coisas que acontecem todos os dias. Se elas vão ao cinema, elas querem ver coisas diferentes. Entendo. 
Mas...
Vai haver sempre um "mas" quando se fala de filmes desse diretor. 
Ele quis unir um mundo mágico com um mundo de pessoas que estavam tão saturadas de suas próprias vidas que não percebiam o quanto elas tinham o poder nas próprias mãos. 
Talvez seja o filme dele em que mais há personagens, e por isso, acredito que a mágica desse filme tem haver com as pessoas, suas dificuldades, suas diferenças e até onde elas possam ir em prol de algo maior que balance suas vidas. 
Ok, até eu acho que tem coisas maçantes nesse filme. Concordo# Mas vejo mistério e resultados diferentes em todos os filmes que assisto dele. 
É um filme que sempre vai gerar brigas e discussões. Me abstenho. Gosto demais desse diretor e compreendo muito do que ele faz mesmo que pareça uma merda. 

_________________________________________________________________________________

A vila


Eu nem sei o que dizer desse filme... É o meu predileto. 
Esse filme tem uma estética bela, tem personagens maravilhosos de perfeitos em suas construções, tem uma trilha sonora que adoro, tem um roteiro que...PUTZ! Nem sei o que dizer desse roteiro, além de que é tudo de bom. 
Esse foi outro filme que quando vi no cinema percebi as pessoas dizendo que era uma bosta, que esperava um final diferente e tal. Sinceramente? Eu fiquei muito feliz e orgulhosa do Shyamalan quando vi esse filme. 
Volto a dizer, as pessoas tem mania de achar que precisam de monstros tirados de contos dos irmãos Grimm para serem amedrontadores. Será? 
Vocês não acham que já tem medo demais no mundo para  querer lobos maus e bruxas malvadas não? 
Esse filme é mágico!! E um outro terror mental. 
E aqui ele volta com o lance do vermelho. Muito bem usado! 
Esse filme conta a história  de uma vila interiorana que é amedrontada por alguns monstros que não permiti que as pessoas ultrapassem seus limites. E ai temos o Joaquin Phoenix novamente como alguem que quer ir de encontro ao sistema. 
Sério gente, o filme é muito bem feito. Eu super indico e super adoro. 

_________________________________________________________________________________

Fim dos Tempos


Árvores que se revoltam com o descaso da humanidade. Tem idéia mais perfeita? 
Gente, pode até não ter funcionado num todo, mas a idéia desse filme é muito boa. 
É um filme que nos faz lembrar do poder que a natureza tem sobre nós. Mesmo com toda nossa tecnologia e sabedoria, nada no mundo é mais forte do que ela. 
Tudo bem que nesse filme ela vem como uma vilã. Eu vejo mais como um resultado ao desmatamento desenfreado que se encontra no mundo. 
Não gente, vocês não vão ver Barbávores, tipo O Senhor dos Aneís, andando por ai e derrubando casas com galhos nem pisando em pessoas com raízes. Mais uma vez é um terror, que apesar de físico, é bem psicológico também. 
A plástica do filme é bela também, e os cenários são maravilhosos. 
Também não teve boas notas da crítica, mas sou teimosa... Eu gosto desse filme. 


_________________________________________________________________________________

E aqui termino minha seleção de filmes loucos do Shyamalan. 
Vou dizer que adoro esse diretor, e que sempre que a mídia fala sobre filmes novos dele eu fico insana. 
Ele tem uma pegada de terror psicológico incrível. Ele trabalha com coisas tão comuns e transforma em obras de arte.
Não são filmes de vilões consagrados, nem monstros, nem finais felizes para sempre. Somos seres humanos, nossas vidas tem dias de finais felizes, e outros não, e acho que ele veio de um jeito cinematográfico, nos mostrar isso. Apesar de sonhar com coisas de outro mundo, nossa vida já é cheia de magia e de vilões.
Eu indico! 
Indico porque sempre você vai terminar um filme desse diretor pensando que alguma coisa na sua vida pode melhorar. Pensando em como nossos dias são perfeitos para virarem roteiros. 
Os filmes dele nos mostra que podemos ser melhores. 
Adoro!!