Resenha de "Cilada" (Harlan Coben)







"Tensão da primeira a última página"

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página. (SKOOB)
_________________________________________________________________________________

Para mim é muito difícil falar desse livro. Primeiro porque não consigo sintetizar todas as emoções que senti quando o li. Precisei ler duas vezes porque da primeira tive a sensação de que tinha levado um choque.

Eu não sei se esse meu cérebro treinado com anos de Agatha Christie e Sidney Sheldon se acostumou com ritmo frenético de livros como os do Harlan Coben, mas é fato que tinha coisas que eu havia deduzido antes mesmo de chegar ao meio do livro.


Quando o livro tem esse teor policial e é contado por vários pontos de vista, temos a leve impressão de que desconfiamos de todo mundo, e até o protagonista, aquele que esta desvendando o mistério, parece suspeito demais.

Sim, eu brinquei muito de Scotland Yard e Detetive quando era menina, e sim, coloco sempre a culpa no mordomo, mas sei que quando o Hall de personagens é pequeno, me limito a pensar naquele que não parece em nada o culpado

O que acontece com Cilada? Bom, desde a primeira página você já entra em tensão por conta do sumiço da garota e logo depois a captura do assistente social. Mas lógico que tudo estava muito óbvio né? Então fiquei feito doida pensando nos outros personagens que apareciam no decorrer da história e vendo motivos neles para cometer crimes e tals. Mas fui muito difícil! Era como se eu soubesse os que os personagens tinham feito e buscasse um motivo para justificar os atos. #Tenso


Cilada é um livro que te prende da primeira a última página. Ele vem enlaçando personagens e você nem sabe quem é o protagonista de verdade, pra mim, o protagonista desse livro são os fatos e não as pessoas.

Tem clichê de livro policial? Sim! Com direito ao bandido explicando o real motivo dos seus feitos no final. Mas até essa cena é chocante demais.

Não tem muito que se dizer desse livro sem soltar spoilers. Livro policial é ruim resenhar por isso. Esse é o primeiro livro do Coben que li, e pode ter certeza de que comprarei livros dele com mais frequência.

Indico demais Cilada para quem gosta desse estilo de leitura. Você descobrirá coisas e quando descobri-las ficará com raiva porque o autor dará uma tapa na sua cara lhe jogando um monte de outras coisas tão fortes quanto.

Apesar de ser um livro fino, ele tem uma história densa e muitas vezes confusa, daí o real motivo de eu ter lido ele duas vezes. E por se tratar de dois casos, supostamente sem ligação nenhuma, temos informações das duas coisas. Daí minha confusão mental. Mas isso não tira em nada o brilho do livro.

Ponto negativo? O fato desse clichê de contar tudo no final e a resolução do caso de um personagem. Achei que com toda aquela tensão era necessário um desfecho incrível.  Gostei da forma como foi feito o final, não gostei de como eles terminaram.
Tipo... Como assim? Não tem mais?


Para mim, Cilada foi muito bom no ritmo e quando chega ao final, parece que foi tudo um mal entendido, puro engano. Mas é muito real até isso, sabe? Quantas vezes a justiça comete enganos?

Então deixo ai minha indicação desse livro com a observação de uma personagem incrível: A advogada Hester. Sempre achei que advogados tinham um estereótipo muito bom para serem trabalhados num personagem, mas essa mulher, simplesmente dá um show de bola.

Leiam, vocês irão gostar!! Depois me digam o que acharam.

Quotes:
- A adolescência é uma guerra, com todo tipo de pressões, reais e imaginárias. [página: 44]

- Queremos confinar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre os dois extremos. [página: 86]

-Dizem que a liberdade tem seu preço. A justiça também. [página: 117]

- A gente vem ao mundo e sai por ai, colidindo com os outros. E, nessas colisões, às vezes alguém se machuca. É assim que as coisas funcionam. [página: 228]