Onde iremos parar



Ás vezes devemos parar, sair um pouco da rotina, da mesmice, do dia a dia. Tem horas que o corpo pede um pouco mais de aventura e um pouco menos de "deixa acontecer". Vamos saltar do carro enquanto ele ainda está em movimento, para aproveitar o impulso e continuar a correr, mas agora para outros caminhos, seguir uma nova direção.
Você já parou pra pensar como anda a sua vida, se é que ela anda? estamos atolados em trabalhos,emails, internet, trânsito, que ao nos depararmos com um final de semana ficamos em casa, trancafiados no quarto... na internet vendo o tempo correr, parados em frente a tela de um computador, ou fixados no facebook pelo smarthphone, ipod e outros meios tecnológicos. A tecnologia veio para incrementar a vida do ser humano, e o que fazemos com ela, substituimos pelas amizades presenciais, pelos abraços presenciais, pelos beijos... Não há tempo para namorar, então conversamos pela Net!!! Ainda me dizem que o ser humano é o único animal racional, não sei de onde tiraram essa idéia, racional vem de Razão, e o que menos temos nesses ultimos ano é Razão. Cortamos alguns itens de nossas vidas, substituimos outros e adotamos a internet e a tecnologia como único e prioritário meio de vida.
Antes perguntariamos qual a ultima coisa que vc faria se morrese amanhã? e alguém nos responderia, sairia para balada com todos os meus amigos, ou faria uma festa com todos os meus amores. Hoje a resposta se modifica, podem crer que a maioria diria que postaria videos, atualizaria as fotos, deixava scraps e twetts para seus amigos e familiares.
Em que mundo estamos vivendo? o que aconteceu conosco? que vicio é esse de facebook, twitter, orkut, msn?
onde estão os neurocientistas para pesquisar essa epidemia tecnológica?
Estamos perdendo a essência de ser, substituindo pela questão do TER e do FAZER, fazer parte das redes sociais... e como dizia Roberto Carlos sabiamente em sua musica " Eu quero ter um milhão de amigos...", a corrida é essa, ver quem atinge mais "amigos" vinculados a rede social, mas até onde eu conheço relações sociais seria o contato direto, sem intermeios, o cara a cara, o toque, a sensação, a discurssão seguida do aperto de mão e do abraço amigo.
As crianças estão cada vez mais cedo fixadas nos computadores, sem ao menos saber a sua funcionalidade, sem escolher seus brinquedos. Ninguém oferece mais bolas, pipas, corda, pois é bem mais simples manter sua criança retida em um quarto apenas ligada na telinha do computador ou mesmo da televisão.
Estamos perdendo o contato... nossos vinculos estão sendo estraçalhados por um cabo de internet, sem xeiru, sem bju, sem abrço, sem nossa essencia sentimental. E agora, onde vamos parar?

Renata de Magalhães

_________________________________________________________________________________
Essa foi a primeira postagem da coluna "Vida", escrita pela terapeuta ocupacional Renata MagalhãesSe você está  afim de conversar sobre os seus problemas, alegrias ou suas dúvidas e não sabe com quem, escreva para nós. Estaremos sempre a disposição pra quem nos procurar.